-  BUSCA: 
 
INDIQUE ESTE SITE
Quem Somos

 "Pra mim, a ASA representa uma mudança de vida para quem vive no Semiárido. Hoje, eu e minha família trabalhamos com agricultura familiar diversificada, respeitamos o meio ambiente, nos preocupamos com a diversidade de culturas, e isso foi consequencia do trabalho da ASA". (Joelma Pereira, agricultora, Cumaru/PE) | Foto: Jorge Verdi

A Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) é uma rede formada por mil organizações da sociedade civil que atuam na gestão e no desenvolvimento de políticas de convivência com a região semiárida. Sua missão é fortalecer a sociedade civil na construção de processos participativos para o desenvolvimento sustentável e a convivência com o Semiárido referenciados em valores culturais e de justiça social.

As entidades que integram a ASA estão organizadas em fóruns e redes nos 9 estados que compõem o Semiárido Brasileiro (AL, BA, CE,  PE, PB, PI, SE, RN e MG). Para conhecer mais sobre cada uma delas clique aqui.

Entendendo que a água não é bem de consumo, é direito humano básico e, ao mesmo tempo, alimento necessário à vida e insumo para a produção de outros alimentos, a ASA desenvolveu o Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semiárido.

Esse programa abriga tecnologias sociais populares de captação e armazenamento de água para consumo humano e para a produção de alimentos. Além disso, fortalece outras iniciativas de convivência com o Semiárido, como a construção do conhecimento agroecológico; as cooperativas de crédito voltadas para a agricultura familiar e camponesa; os bancos ou casas de sementes nativas, ou crioulas; os fundos rotativos solidários; a criação animal; a educação contextualizada; o combate à desertificação; etc.

O Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semiárido se desenvolve nas seguintes formas: Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) e Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2). 

Versão para Impressão
Enviar para um amigo
Rua Nicarágua, 111 - Espinheiro - 52020-190 - Recife/PE - Brasil
Tel.: (55) 81-2121-7666 - Fax: (55) 81-2121-7629
Área Restrita