-  BUSCA: 
 
INDIQUE ESTE SITE
Vídeo sobre Agroflorestação participa de festival internacional de audiovisual
Monyse Ravena
20/02/2013

“A agrofloresta é
Um sistema de produção
Com o solo sempre encoberto
Por toda a vegetação
Sem precisar desmatar
E nem tão menos queimar
As belezas do sertão”
Erivan Camelo e José Neto Machado

O vídeo “Agroflorestação: outro jeito de fazer agricultura no semiárido”, produzido pela Cáritas Brasileira Regional Ceará, foi selecionado para participar do festival internacional “Online Film Festival Green Unplugged”, cuja data e lugar de realização ainda não foram divulgados. Na edição deste ano, estão participando cineastas de 113 países e um total de 952 filmes serão exibidos, podendo ser conferidos pela internet no Film Festival TV. O festival Green Unplugged é realizado pelo Studios Cultura Unplugged.

O vídeo Agroflorestação... traz um panorama sobre os sistemas agroflorestais no Ceará e depoimentos de agricultores e agricultoras que cultivam e produzem na terra, através do manejo desses sistemas produtivos. Outro destaque do vídeo é que a narrativa é toda entremeada por versos de cordéis cantados por artistas populares do sertão do Ceará. Isso faz com a técnica, a leitura política e a linguagem poesia se misturem no produto audiovisual. 

O Festival Green Unplugged pretende estimular a discussão sobre alternativas e práticas sustentáveis, diante do quadro alarmante de degradação do meio ambiente em que nos encontramos. A organização do festival espera ainda que os filmes possam ajudar a perceber um caminho coletivo em busca da sustentabilidade ambiental. O evento pretende estimular a reflexão sobre o meio ambiente e a necessidade de co-criar (ou ensinar, estimular?) a futura geração a ter uma relação de amor e respeito pela Mãe Terra.

De acordo com os organizadores é um festival onde as pessoas se unem para compartilhar suas vozes, não só como cineastas, mas como cidadãos preocupados com o planeta. Yogesh Jagam, da produção do evento, diz que o público que chega ao festival inclui ativistas, professores, cineastas e produtores de países do mundo inteiro, “eles não só se identificam com os filmes, mas também com os talentos que o realizam”.

Versão para Impressão
Enviar para um amigo
Rua Nicarágua, 111 - Espinheiro - 52020-190 - Recife/PE - Brasil
Tel.: (55) 81-2121-7666 - Fax: (55) 81-2121-7629
Área Restrita