Acervo - O Candeeiro
MARIA BENEDITA UMA APAIXONADA PELAS SEMENTES CRIOULAS
AL - COOPABACS - Quintais Produtivos -

MARIA BENEDITA, UMA GUERREIRA DE PERSONALIDADE FORTE NASCIDA E CRIADA NA ROÇA, CHEIA DE VIDA, TEM ORGULHO DE SER NORDESTINA, AGRICULTORA, DE CUIDAR DO ROÇADO DE SEUS ANIMAIS DAS PLANTA E O APEGO "PRINCIPAL" AS SUAS SEMENTES CRIOULAS DA RESISTÊNCIA, PATRIMÔNIO VIVO DA HUMANIDADE E FONTE DE VIDA NA TERRA.

Ler mais


Cultivando Sementes e Semeando a Vida
SE - CDJBC - Sementes -

O casal Eduilson e Silvaneide, vive há 22 anos nas terras herdadas dos pais de Eduilson, onde cultiva uma rica tradição familiar de plantio de sementes, tradição esta, que foi passada de geração a geração pelos seus bisavôs. Para o casal, guardar sementes, significa semear a vida, por meio do cuidado com uma alimentação saudável e com um meio ambiente com bastantes plantas e bichos.

Ler mais


Tecnologia Social na geração de renda na agricultura familiar
SE - AMASE - Acesso à Água -

A construção da tecnologia de captação e armazenamento de água da chuva, incentivou a família a aumentar a criação de animais e diversificar a produção na horta. No início, a produção para o consumo ajudou a economizar na feira semanal. Com o aprimoramento da atividade, a produção foi aumentando para além da demanda familiar, e o casal passou a comercializar o excedente para os vizinhos da comunidade, além de feiras livres da região.

Ler mais


Rede de Feiras Agroecológicas e Solidárias do Ceará - Fortalecimento de práticas agroecológicas, organização e comercialização solidária
CE - CETRA - Economia Solidária -

As Feiras Agroecológicas e Solidárias são espaços que acolhem os saberes e os sabores da agricultura familiar. Nelas, agricultores e agricultoras comercializam alimentos cultivados com princípios agroecológicos em seus quintais. As Feiras Agroecológicas e Solidárias se diferenciam das feiras livres pelos princípios da solidariedade, do respeito ao meio ambiente, além da oferta de alimentos livres de agrotóxicos e de exploração humana.

Ler mais


ASSENTAMENTO ALTINHO 1º DE JANEIRO: 20 ANOS DE RESISTÊNCIA
CE - CÁRITAS REGIONAL DO CEARÁ - Acesso à Terra -

luta de agricultores e agricultoras das comunidades de Bom Jardim, Peba, Bela Vista, Gameleira, Sítio Alegre, Caninana e Curralinho pela terra. 160 famílias ocuparam a fazenda altinho e conseguiram a posse da terra. em quase 20 anos de história, o assentamento mantêm forte a organização comunitária e as lutas por direitos.

Ler mais


Filtre as publicações

Isso facilitará a sua busca