Imprensa - ASA na Mídia

Voltar

20.04.2018
Iguatu e Icó vão receber cisternas calçadão para segurança hídrica e alimentar
Site - Diário do Nordeste


As cidades de Iguatu e Icó receberão o programa Uma Terra e Duas Águas – P1+2. O projeto é uma das ações estratégicas da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA) com financiamento do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Ministério do Desenvolvimento Social – (MDS).

Marcos Jacinto, coordenador executivo do Instituto Elo Amigo, ONG, sediada em Iguatu que executará o projeto disse que a ação é uma forma de armazenar água para a produção de alimentos em comunidades rurais que possuem poucos recursos para captação de água, trazendo segurança hídrica e alimentar para a família.

A captação e armazenamento da água da chuva para produção de alimentos se dão através de cisternas-calçadão, que captam a água da chuva por meio de uma área cimentada sobre o solo, e também a cisterna de enxurrada, onde o terreno é utilizado como área de captação. Para a filtragem da água, são construídos tanques de decantação.

De acordo com Marcos Jacinto as famílias estarão aptas a receberem o programa, pois vão receber capacitações e orientações para o uso da água da cisterna para a produção de alimentos.

O Instituto Elo Amigo atua com o programa P1+2 há 9 anos no território Centro-Sul e no Vale do Salgado, atendendo a 18 municípios. As comunidades que já receberam o projeto, continuam produzindo com sua própria reserva hídrica.

O programa visa consolidar a agroecologia e a convivência com o semiárido com políticas de desenvolvimento rural sustentável, estimular a capacidade empreendedora e gestora de pessoas, grupos e comunidades e contribuir com o desenvolvimento pessoal, social e profissional das juventudes de Iguatu e região por meio de ações educativas, esportivas e artístico-culturais.

A seleção das famílias já iniciou e o próximo passo é a capacitação e posteriormente a construção das unidades.

 

Filtre as publicações

Isso facilitará a sua busca