Agricultura Familiar
13.01.2017 CE
Fetraece realiza plenárias regionais de preparação para 12º Congresso Nacional de trabalhadores/as rurais

Voltar


Por Comunicação Fetraece

Foto ilustrativa: Manuela Cavadas

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece) realizou nesta quinta e sexta (12 e 13) oito Plenárias Regionais de preparação para o 12º Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (12º CNTTR) que vai ocorrer entre os dias 13 e 17 de março de 2017, em Brasília-DF. Durante os trabalhos foram debatidos o texto base e retirados os delegados e delegadas para o CNTTR.

Ocorrem Plenárias nas regionais da Fetraece em Crateús, Itapipoca, Iguatu, Vale do Jaguaribe, Cariri, Sertão Central, Grande Fortaleza e Sobral. Cada um dois oito encontros, conta com presença de diretores da Federação, coordenação regional local, sindicatos filiados que cumpriram as determinações do documento base e assessoria da Fetraece.

Durante os dois dias foram trabalhados assuntos como: conjuntura Internacional; Conjuntura Nacional, Cenário do Desenvolvimento Rural Brasileiro; Organização e Estrutura Sindical; Reforma Agrária; Soberania Alimentar; Agroecologia; Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar; Relações de Trabalho; Políticas Públicas de Proteção Social; Luta e Organização das Mulheres; Organização e Luta da Juventude Rural; Organização e Luta dos Agricultores e Agricultoras Familiares da Terceira Idade; Formação Política-Sindical; Comunicação Popular; entre outros.

“As Plenárias são momentos de reafirmações das lutas. Nelas, inicia o processo de preparação efetiva para o 12º Congresso da Contag, local onde agricultores e agricultoras de todo o Brasil vão decidir as ações que nortearão o movimento sindical rural brasileiro pelos próximos anos, além da escolha da nova direção da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura. Nós representamos a Agricultura Familiar”, afirmou Luiz Carlos Ribeiro Lima, presidente da Fetraece.