Sistematização de Experiências
05.04.2017 SE
Casal de agricultores familiares protagoniza evento e inspira comunidade com sua experiência

Voltar


Por Daniela Bento - comunicadora popular

Josefina e José Nobre | Foto: Daniela Bento

O Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC), realizou nesta terça-feira (04), na comunidade Augustinho, município de Nossa Senhora da Glória (SE), um evento de valorização do saber e do fazer das práticas de convivência com o Semiárido sergipano. Na ocasião, o casal Josefina e José Nobre foram os protagonistas e apresentaram a sua experiência de convivência para a comunidade e convidados.

O evento aconteceu no Sítio Santa Bárbara, propriedade do casal e contou com participação de representantes de secretárias de agriculturas da região, sindicatos de trabalhadores (as) Rurais, Comissões Municipais da ASA Sergipe, representante da AP1MC, Delegacia Regional de Ensino do Campo, além de estudantes do curso de Agropecuária da escola Dom Brandão, localizada em Poço Redondo.

Na oportunidade o casal apresentou a linha do tempo da propriedade, mostrando a capacidade de Resilência da propriedade frente a eventos ambientais extremos, como por exemplo o longo período de estio que a região vem sofrendo, bem como suas histórias sistematizadas em boletim e banner.

A riqueza do evento foi trazida em muitas falas, como a da estudante Daniely da Escola Dom Brandão de Castro: "Eu descobri várias coisas impressionante que ele faz. Eu não sei de onde vem tanta imaginação. Ele só teve ensino fundamental e tem muito mais o que ensinar que muito professor por aí”, dia a estudante fazendo referência as inúmeras criações alternativas do casal.