Semiárido
19.06.2017 PI
Fórum Piauiense pauta importância das tecnologias sociais em evento da Fiocruz

Voltar


Por Hana Raquel – comunicadora popular do FPCASA

Carlos Humberto fala sobre as possibilidades da região Semiárida a partir da convivência | Foto: Hana Raquel

No intuído de contribuir com o debate sobre o Semiárido, o Fórum Piauiense de Convivência com semiárido participou do Seminário para Desenvolvimento de Territórios Saudáveis e Sustentáveis do Semiárido, evento promovido pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

O seminário reuniu especialistas com a apresentação de experiências para superação de desafios no semiárido. Para contribuir com o debate o Fórum participou de duas mesas temáticas, Carlos Humberto Campos participou da mesa de abertura do evento e apresentou na mesa Desafios de Convivência com Semiárido: Tecnologias Sociais e Processos Formativos. Nesse debate Calos defendeu a estocagem não somente da água, mas também das sementes, alimentos e forragem e apresentou o trabalho realizado pelo FPCSA e suas entidades, assim como as tecnologias desenvolvidas pela Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA).

O FPPCS participou ainda a mesa redonda, na qual João Evangelista da Cáritas mostrou aos presentes a experiência do Projeto das Casas de Sementes e Festival de Sementes da Fartura enfatizando a importância do resgate das sementes crioulas para a manutenção da cultura e do patrimônio genético do Semiárido.

Foram três dias de debate, entre 7 e 9 de junho, onde foi construído um plano para desenvolver uma política de desenvolvimento saudável e sustentável para Semiárido, incluindo diversas áreas de atuação.