Agrobiodiversidade
18.07.2017 PE
Exposição fotográfica retrata a agricultura em Pernambuco com fotos de João Ripper
Abertura acontece nesta sexta-feira (21). Exposição é uma realização do Centro Sabiá, e de Recife segue para o Sertão do estado.

Voltar


Por Catarina de Angola (assessoria de imprensa)

Exposição apresenta 20 imagens resultadas da documentação do fotógrafo | Foto: João Ripper

A vida de agricultoras e agricultores familiares do Semiárido e da Zona da Mata pernambucana e sua “insistência em ser feliz” estão retratadas na exposição fotográfica Uma deliciosa Teimosia em Ser Feliz, com imagens do fotógrafo e documentarista carioca João Roberto Ripper, que terá abertura nesta sexta-feira (21), às 18h, no Museu da Abolição, no bairro da Madalena. A exposição é aberta ao público e tem realização da ONG Centro Sabiá. Com curadoria de Luciana Dantas e design de Alberto Saulo Lima.

Serão expostas 20 fotos resultado da documentação realizada por Ripper com o Centro Sabiá, na Zona da Mata, Agreste e Sertão de Pernambuco, onde fotografou dinâmicas da agricultura familiar, experiências de convivência com o meio ambiente e práticas em agroecologia.

“Essa exposição vem de uma andança que faz parte de várias andanças, aonde a gente vai cada vez mais entendendo coisas tão bonitas que são feitas por populações cuja divulgação é só sobre as suas grandes dificuldades, pessoas que realmente lutam muito, seja na Caatinga ou na Mata. São pessoas de uma amabilidade e de um querer ao outro fantásticas, que me fazem pensar que elas têm a deliciosa magia de insistir em ser feliz”, explica Ripper.

As fotos continuarão expostas para visitação no Museu da Abolição até o dia 11 de agosto. De lá seguem para o Museu Murilo La Greca, no bairro de Parnamirim, entre os meses de agosto e outubro. Depois estarão em exibição no Sertão do estado, no Sesc, em Triunfo, de outubro a dezembro.

João Roberto Ripper é um fotógrafo que coloca a sua obra e a sua vida a serviço dos direitos humanos no Brasil. É idealizador do Projeto Imagens do Povo, uma Agência-Escola de Fotógrafos Populares do Observatório de Favelas, localizada no complexo de favelas da Maré, no Rio de Janeiro.

O Centro Sabiá é uma organização não governamental com atuação em Pernambuco, que trabalha para promoção da agricultura familiar dentro dos princípios da agroecologia.

Serviço - Abertura da Exposição fotográfica Uma deliciosa Teimosia em Ser Feliz
Quando: Sexta-feira (21), a partir das 18h.
Onde: Museu da Abolição (Rua Benfica, 1150 - Madalena, Recife), a partir das 18h
Quanto: Gratuito.
Outras informações:
Centro Sabiá - 81 3223.7026