Audiovisual
11.01.2018
Documentários sobre o Bem Viver no Semiárido brasileiro estão disponíveis no Facebook e Youtube

Voltar


Donas do Mundo é um dos três documentários produzidos durante 2017 pela ASA, com apoio do BNDES.

“A gente tem que ser feliz pelo que a gente é, não pelo que a gente tem. É por o que você faz, o que você vai descobrir, o que você vai fazer.” A partir de depoimentos como o do agricultor Severino Gomes, morador do Sítio Samambaia, em Araripina/PE, a Articulação Semiárido Brasileiro apresenta uma série de três documentários sobre a convivência com o Semiárido e o Bem Viver.

Assista ao teaser desse lançamento:

 

 

Donas do Mundo - Este documentário caminha pelos depoimentos de vida de algumas mulheres do Semiárido brasileiro, nos quais elas falam de suas liberdades, de suas experiências e de seus processos de empoderamento. É dedicado a elas, lutadoras históricas, que ano após ano, se desafiam a conquistar novos espaços e serem de fato "Donas do Mundo". Confira: 

 

Tecnologias para o Bem Viver - O uso das tecnologias sociais pelas famílias agricultoras no Semiárido brasileiro impulsionou a convivência com a região e a preservação da biodiversidade. As famílias construíram autonomia em seus processos produtivos. Diversas escolas fortaleceram a educação contextualizada com o resgate da sabedoria comunitária. E comunidades se tornaram mais livres das imposições capitais preservando suas sementes crioulas. A partir do saber popular, essas tecnologias fortalecem milhões de moradores rurais, que saem da subalternidade para serem sujeitos em um #SemiáridoVivo. Assista:

 

 

ConViver - O documentário que deu origem a esta série mostra um Semiárido que já não é mais aquele da pobreza extrema, do balde d'água na cabeça, do êxodo rural. O combate à seca deu lugar à convivência com a região e ao Bem Viver. Um novo cenário se mostra próspero nas cores dos frutos da terra, no sorriso das pessoas e na conquista dos direitos por meio da luta e da resistência do seu povo.

ConViver também está disponível no Youtube com legendas em inglês ou em espanhol. Todos os vídeos também podem ser acessados pelo nosso canal no Youtube.