Acesso à Água
01.03.2018 PI
Parceria entre Obra Kolping e Comitê Betinho contribui com o bem viver de famílias do semiárido piauiense

Voltar


Por Pedro Paulo (Kolping Piauí) e Elka Macedo (AsaCom)

Famílias e parceiros comemoram entrega de cisterna | Foto: arquivo Obra Kolping

Maria Lucia mora na comunidade quilombola Caraíbas, no município de Isaías Coelho, a 415 km da capital do Piauí. Junto com ela vive o companheiro e sete filhos/as. Recentemente, a família conquistou a cisterna-calçadão com capacidade de armazenar 52 mil litros de água e hoje planejam melhorar a qualidade de vida e renda com a produção de hortas, pequenas plantações e criação de animais. A comunidade Caraíbas é umas das regiões mais secas do município e tem a agricultura como principal fonte de sustentação

A tecnologia é a primeira implantada na região por meio da parceria entre a Obra Kolping do Piauí e o Comitê Betinho de São Paulo.  A ação conjunta já viabilizou também a implantação de 182 cisternas de 16 mil litros para armazenamento de água da chuva para consumo humano nos municípios de Piripiri, Pedro II, Lagoa de São Francisco, São João do Arraial, Cocal da Estação e Isaias Coelho.

A parceria com o comitê começou no segundo semestre de 2016 e em 2017 ganhou força também com o apoio do Instituto Viva Cidadania. Para o coordenador da Obra Kolping Piauí, Raimundo João, a ação envolve além das implementações o apoio a práticas no campo agroecológico. “É um projeto que vem dando certo, a gente já implementou quase 200 cisternas no Piauí só nesta parceria com o Comitê Betinho. Além disso este parceiro nos ajuda em outras ações com foco na agroecologia”, salienta.