Rumo ao IV ENA
07.05.2018 AL
Alagoas rumo ao IV ENA

Voltar


Por Eline Souza - comunicadora popular do Cdecma

No evento foi eleita a delegação que vai representar o Estado no IV ENA | Foto: arquivo comunicação ASA AL

Em defesa de uma agricultura sustentável que proporcione a saúde do ser humano, do meio ambiente, e que garanta a segurança alimentar e nutricional.  Foi com este mote que a Rede Alagoana de Agroecologia realizou o Pré-ENA, para fortalecer as estratégias de ação da Rede e confirmar quem serão os representantes do Estado no Encontro Nacional de Agroecologia (IV ENA), que acontecerá em Belo Horizonte- MG, de 31 de maio a 3 de junho de 2018.

“Apoiar a agroecologia é defender a vida. As mulheres ganham uma porcentagem de vida de imediato, quando começam a comer os produtos que elas cultivam, sem agrotóxico. Ganham autonomia financeira, alimentação saudável, é uma terapia! E ganham também a liberdade de trabalhar no que é seu”, disse Ângela do Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais e Pescadoras (MMTRP-AL), que participou do evento.

No Pré-ENA os/as participantes dialogaram sobre os pontos apresentados na Carta Convocatória do IV ENA, que tem como tema Agroecologia e Democracia Unindo Campo e Cidade. “Essa chamada é justamente para ter um diálogo de agroecologia com o povo da cidade. Refletindo agroecologia como um movimento de conquista, de luta, de conquista de processo democrático”, disse o representante da Rede de Agroecologia, Leandro Benatto.

Além do diálogo sobre o desmonte das politicas públicas e a agroecologia, a rede construiu como seria formada a representação alagoana por território para participar do Encontro Nacional de Agroecologia.  

A delegação de Alagoas para o IV ENA foi formada com 45 pessoas, desses 70% agricultores e agricultoras, 50% de mulheres e 30% da juventude, que representarão as comunidades quilombolas, indígenas, mulheres, juventude, agricultura familiar e camponesa, economia solidária e comunicação.

As representações são das regiões do Alto e Médio sertão, Bacia leiteira, Agreste, Zona da Mata, Litoral Norte, Baixo São Francisco e da região metropolitana. Eles levarão as experiências e os produtos agroecológicos, materiais de comunicação e símbolos da cultura local para IV ENA.  O Encontro Estadual de Agroecologia foi realizado no Campus da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Arapiraca, no dia 3 de maio e contou com a presença de cerca de 70 participantes.