Educação Contextualizada
30.11.2018 CE
Educação contextualizada ferramenta transformadora

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Por Nelzilane Oliveira, Ricardo Vieira - ACB

Foto: Carla Costa

Quando se fala em água a primeira palavra que vêm na memória é vida. Este elemento é a fonte essencial à vida no planeta e o Semiárido brasileiro é uma das regiões do país em que o povo sabe exatamente o valor deste recurso natural.  Lugar este, em que as populações, ano após ano, resistem às severas estiagens. Os projetos de convivência com o Semiárido, desenvolvidos pela Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) que utilizam tecnologias sociais como, por exemplo, as cisternas de placas transformaram o cenário da região. Somadas a estas ações, o Programa Cisternas nas Escolas tem seu diferencial por permitir o fortalecimento da educação contextualizada.

Foi baseando-se nestas iniciativas da ASA que o Projeto Paulo Freire desenvolveu o Projeto Cisternas Paulo Freire, ação patrocinada pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrário (FIDA) e Secretária de Desenvolvimento Agrário do Governo do Estado Ceará, cujo objetivo é melhorar a qualidade da água e da alimentação escolar, levando o debate da educação contextualizada e agroecologia para as escolas rurais.

O Projeto está sendo executado pela ACB, em 10 municípios do Cariri Oeste, sendo que apenas 06 municípios (Tarrafas, Assaré, Salitre, Campos Sales, Antonina do Norte e Santana do Cariri) serão atendidos pelas cisternas de 52 mil litros juntamente com seu caráter estrutural – sistema de distribuição hidráulica e filtro – pois os demais municípios já foram atendidos por meio de Programas da ASA em parceria com o Governo Federal, em anos anteriores.

Neste sentido, nos dias 22 e 23 de Novembro de 2018, na chácara da ACB no Distrito de Campo Alegre em Crato, foi realizada a Oficina de Educação Contextualizada na perspectiva da Convivência com o Semiárido e Agroecologia consorciada com o Gerenciamento de Recursos Hídricos na Escola - GRHE. A oficina contou com a participação de representantes da comunidade escolar dos seguintes setores: administrativo, pedagógico e de serviços gerais.

A metodologia utilizada foi a participativa que permite que as temáticas trabalhadas sejam propostas pelos/as próprios participantes e construídas de forma coletiva. As temáticas propostas envolve questões de gênero, etnia, geração de renda, politicas públicas, direitos e cidadania, segurança alimentar, água, agrotóxicos e outros.

Uma característica marcante do evento foi a participação de representantes de comunidades rurais de outros municípios. Isso possibilitou a compreensão de que as dificuldades encontradas no cotidiano escolar são comuns e se assemelham em escolas de outras cidades e povoados, o que favoreceu o compartilhamento das propostas de solução para os mais variados desafios.

"Essa formação que tivemos na ACB foi espetacular. Achei três momentos importantes, o primeiro foi a chegada. Momento em fomos muito bem acolhidos e bem recebidos. Logo depois veio o momento da formação em si, que foi muito rico, de reflexão, de troca de ideias, diria até que de transformação. Depois desse momento da expectativa, que a gente veio com essa bagagem da formação trazendo para a escola uma outra visão do que é ter uma cisterna. Onde podemos construir uma nova visão junto com os alunos, podemos criar novas perspectivas e assim poder aproveitar essa cisterna que é um bem muito grande não só para escola, mas também para nossa comunidade. Temos que também participar da construção de uma nova consciência e novas ideias que é conviver com o semiárido e preservar esse bem tão precioso que é a água", relata Francisco Hélio Gomes Ferreira, diretor da E.E.I.F. São Sebastião, no Sítio Tabuleiro em Antonina do Norte - CE.

Participaram da oficina, 25 pessoas, dos municípios de Assaré, salitre, Antonina, Campos Sales, Santana do Cariri. A oficina teve a participação de Jeová Oliveira (membro fundador da ACB), Ricardo Viera (Coordenador Geral da ACB), Carla Costa (Monitora Pedagógica do Projeto Cisternas nas Escolas Paulo Freire.) e Franciêr Simião (Coordenador do Projeto Cisternas Paulo Freire).