Por Boletim do MOC - Movimento de Organização Comunitária
Experiência pedagógica do CAT transforma a educação na Região Sisaleira
Iniciado em 1994, o projeto CAT (Conhecer, Analisar e Transformar a realidade do campo) tem mostrado que é possível desenvolver uma metodologia que valoriza os sujeitos com seus diferentes saberes e culturas. Em 19 municípios, educadores e crianças estão Conhecendo a realidade, Analisando os dados obtidos e em seguida, após a construção do conhecimento voltado para a realidade local, apresentam à comunidade os resultados para juntos, escola e comunidade, encontrarem as formas de Transformar essa realidade.
Durante o ano os educadores trabalham em sala de aula com temáticas ligadas ao dia-a-dia dos alunos, isso faz com que eles percebam a aplicação prática do conhecimento que está sendo adquirido. No final da unidade letiva ou da ficha pedagógica, os trabalhos que foram produzidos na escola são apresentados aos pais e a comunidade, durante a devolução do CAT. Para Josevonne Serafim, assessora do CAT desde 2002, este momento é muito importante para dar continuidade ao que foi trabalhado pela escola. +A devolução é fundamental para que se caminhe de acordo com o que foi pesquisado, vendo as potencialidades e dificuldades encontradas para chegar à mudança, à transformação+, explica.
Uma nova maneira de ensinar e aprender + Uma educação que não acontece apenas em sala de aula, mas, realiza atividades sócio ambientais na caatinga, no roçado. Essa tem sido a metodologia utilizada no município de Valente, localizado a 240 Km de Salvador. De acordo com a coordenadora do CAT no município, Joelma dos Santos Oliveira, muitas conquistas já foram alcançadas com o projeto e a comunidade tem contribuído bastante com as atividades. +Aqui nós valorizamos a comunidade, a cultura local. Quando a comunidade se sente reconhecida, contemplada no trabalho da escola, ela passa a contribuir ainda mais com o desenvolvimento local+.
Joelma dos Santos conta que após o momento da devolução realizado no ano passado, os alunos com a ajuda da comunidade identificaram uma queda na agricultura familiar. +Ao perceber que Valente é um dos municípios que menos planta, a escola assumiu a responsabilidade de mostrar para as famílias a importância da agricultura familiar+.
Em 2006 a parceria da escola com as associações comunitárias teve como resultado a ampliação das hortas de verão para todas as escolas do município. +A devolução do CAT incentivou muitas famílias a abraçarem a proposta e também cultivarem hortaliças+, disse a coordenadora que hoje sente-se feliz em ver a comunidade voltar a praticar a agricultura familiar. Para fazer o acompanhamento das famílias, a secretaria de educação de Vale
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