Educação Contextualizada
19.08.2015 CE
Cáritas de Itapipoca (CE) discute educação contextualizada com gestores e educadores

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Por Lívia Teixeira - Assessoria de Comunicação Cáritas Itapipoca/Sobral

Encontro reunindo professores, diretores e coordenadores | Foto: Lívia Teixeira/Arquivo Cáritas

Foi realizado entre os dias 13 e 14 de agosto, no Centro de Treinamento do Sumaré (CENTRESUM), no município de Sobral/CE, pela Cáritas Diocesana de Itapipoca, o Primeiro Módulo de Formação em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, tendo como objetivo principal sensibilizar educadores/as a refletir sobre a importância da valorização do saber popular, reconhecendo a cultura local, buscando ações e estratégias que contribuam para outro olhar no Semiárido, tanto no âmbito escolar como em toda a comunidade.

O encontro reuniu cerca de 30 pessoas entre professores, diretores e coordenadores das escolas onde o projeto Cisternas nas Escolas tem atuação. O início foi em torno da mística de espiritualidade e acolhida, animada por Lorena Braga e Lívia Teixeira. Foram todos envolvidos/as na reflexão pessoal sobre a importância do “Cuidar de si próprio”, tratando do bem estar dos sujeitos protagonistas em sua caminhada para que sejam luz e que essa luz reflita na vida de cada um/a dos indivíduos acompanhados.

O momento seguiu com o túnel do tempo, onde fizeram a memória dos seus espaços na infância, os desafios encontrados em sua trajetória refletindo sobre a realidade atual, tendo em seguida a socialização. Houve, ainda, a introdução da temática do Semiárido e a importância da contextualização do conteúdo para o cotidiano do aluno, abrindo uma roda de diálogos e saberes, onde foi possível conversar sobre os principais desafios da prática de contextualização em cada escola/município e os projetos que cada uma desenvolve e de que forma poderiam inserir dentro de cada disciplina esse resgate também de culturas populares.

O momento da tarde foi conduzido por Erivan Silva, que falou sobre convivência com o Semiárido, as tecnologias de convivência e a importância de estocar para conviver, uma estratégia fundamental para enfrentar o período de estiagem na região semiárida, abordando toda a riqueza social, cultural e ambiental, bem como as várias formas de aproximar a educação à realidade dos estudantes. Erivan falou, ainda, do modelo de desenvolvimento atual e as várias desigualdades sociais, fazendo uma referência à campanha “Água nossa de cada dia”, da Rede Cáritas Ceará.

No último dia do evento, os participantes viram a experiência da comunidade de Itacoatiara, município de Itapipoca, seguido dos trabalhos em grupo para a construção da ação de contextualização do conteúdo em sala de aula e não somente, mas também nas escolas de forma geral e em outros espaços fora da sala.

Após a apresentação dos trabalhos, foram avaliados os dois dias do encontro positivamente, já com novas perspectivas para o próximo módulo de formação e, principalmente, para inovar dentro das salas de aula, aproximando os alunos cada vez mais da sua realidade.