ASA
26.08.2015
Sergipe celebra lançamento do novo portal da ASA

Voltar


Por ASACom

A abertura foi animada pela Banda Coco do Ibura

Contação de histórias, música regional e presença de agricultoras/es familiares deram o tom do do lançamento do novo portal da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), que aconteceu na manhã desta quarta-feira (26), em Aracaju (SE). A abertura contou com café da manhã regional composto por produtos da agricultura familiar e foi animada pela Banda Coco do Ibura.

O Coletivo Macambira, de Alagoas, fez uma participação a partir de contação de histórias do boletim O Candeeiro. Além da presença de agricultoras e agricultores e de organizações que compõem a ASA estadual, participaram do evento representantes da coordenação executiva da ASA e da Assessoria de Comunicação da ASA (ASAcom).

"A ASA congrega uma diversidade de pessoas e organizações e já avançou muito na política de convivência com o Semiárido. Mas precisamos avançar mais e esse novo portal vai contribuir para visibilizar nossas ações", destacou João Alexandre, coordenador da ASA Sergipe.

O lançamento faz parte das atividades do Encontro da Juventude do Semiárido, que a ASA Sergipe realiza até sexta-feira (27), em Nossa Senhora da Glória, com a temática Desafios e Perspectivas da Permanência no Campo. Segundo Sirley Ferreira, representante do GT de Juventude da ASA Sergipe, a juventude sempre foi vítima da construção do campo como espaço de não reprodução da vida.

“O campo brasileiro é um espaço de conflito e resistência e a juventude luta e quer ter acesso a direitos como a comunicação e a educação. É por conta de tudo isso que a ASA Sergipe quer aproximar e contribuir no processo de formação da juventude do campo e esse encontro é um passo para isso”, abordou Sirley.

"Realizar o lançamento do portal aqui é muito simbólico, na abertura desse Encontro de Juventude, pois precisamos da juventude nessa luta, pois a luta pela convivência com o Semiárido vai continuar por muito tempo. Não dá para construir convivência com o Semiárido sem comunicação popular", afirmou Valquíria Lima, coordenadora executiva da ASA pelo estado de Minas Gerais.

Informações sobre a região semiárida brasileira e as tecnologias sociais de acesso à água implementadas pela ASA podem ser encontradas no novo portal, cujo objetivo é divulgar informações sobre a rede e suas ações e também visibilizar o potencial da região e as diversas histórias de vida agricultoras e agricultores.

A plataforma também reúne conteúdos multimídia sobre o Semiárido, convergindo textos, áudio, vídeo e fotografia sobre a região Semiárida brasileira. De acordo com Fernanda Cruz, coordenadora da Asacom, a ASA quer contribuir ainda mais com a democratização das informações sobre o Semiárido, a partir desse portal.

"Nós nunca produzimos um produto que não levasse em conta a luta do povo do Semiárido, as riquezas, as potencialidades e o conhecimento do povo. Assim é esse portal, fruto de uma construção coletiva que envolveu a coordenação executiva da ASA, os estados, os programas e a rede de comunicadores\as populares”, informou Fernanda.

Seu Carlinhos, agricultor do município de Monte Alegre e um dos fundadores da ASA Sergipe, também esteve presente no evento. Ele disse estar emocionado por presenciar o lançamento do novo site. E indicou: “Lá no campo já poderemos indicar para as outras pessoas também conhecerem a ASA e de vez em quando se verem lá também".

Destaques do novo portal – Uma das novidades do novo portal da ASA é que ele também pode ser acessado em dispositivos móveis, como celulares e tablets. Outro destaque é a disponibilização do Mapa de Tecnologias, que apresenta as quantidades das tecnologias sociais implementadas pela ASA até o nível dos municípios.

A ASA também disponibilizará todas as suas publicações impressas no formato digital para leitura e download. Em destaque o boletim O Candeeiro que traz história de famílias, grupos e comunidades do Semiárido e suas experiências. Da mesma forma será possível acessar e baixar toda a produção em áudio elaborada nos 15 anos da rede. O portal também leva para uma mostra do acervo de fotografias da Articulação, além de ter um link direto com o canal de vídeos da ASA no Youtube. Se alguma informação do portal chamar a atenção do visitante, esse conteúdo pode ser compartilhado nas redes sociais ou, estando no site, pode-se acessar os perfis da ASA nas redes.

A plataforma conta ainda com um espaço reservado à imprensa, onde profissionais de comunicação podem se cadastrar para receber notícias da rede, a partir de temas de interesse, e acessar o que tem saído sobre a ASA nos meios de comunicação. Tudo isso organizado em um formato visual mais dinâmico. O conteúdo do portal é produzido por comunicadoras e comunicadores populares da ASA presentes em todo o Semiárido.