Mobilização
31.08.2015
Carta da CNBB de apoio ao Grito dos/as Excluídos/as

Voltar


Por Ação Social Arquidiocesana

Irmãos e Irmãs!

Cordiais Saudações em Cristo!

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, manifesta seu apoio ao Grito dos Excluídos e Excluídas-2015.

Este evento é fruto da Campanha da Fraternidade e da Semana Social Brasileira de 1992 e permanece como espaço rico de formação social. Neste ano tem como lema: Que país é este, que mata gente, que a mídia mente e nos consome? Diante de movimentações das ruas que nos levam a questionar a compreensão que se tem de democracia, o Grito dos Excluídos, pelos processos formativos e de articulação que capilariza, tem sido um espaço importante de formação política sintonizada com as grandes preocupações dos excluídos e pobres do Brasil articulando as pastorais, movimentos sociais e demais aliados.

As expressões do Papa Francisco: nenhuma família sem casa, nenhum camponês sem-terra e nenhum trabalhador sem direitos nos comprometem ainda mais. A crise que vivemos vai muito além de uma crise econômica. As alternativas propostas pelos Poderes Executivo e Legislativo Federal têm gerado ainda mais preocupação entre os pobres. As mudanças estruturais são necessárias, contudo devem garantir aquilo que é direito constitucional.

Não podemos aceitar que, em nome de soluções paliativas de problemas históricos e de má gestão, se interfira naquilo que é garantia de dignidade ao cidadão brasileiro: educação básica, previdência social, acesso ao sistema único de saúde, salário digno, entre outros. Que nos comprometamos no esforço de superação da exclusão em nosso país, participando da construção de uma sociedade justa, solidária e de cuidado da vida do planeta e do ser humano, como nos convida a Encíclica Laudado Si’.

*Dom Guilherme Antônio Werlang - Bispo de Ipameri-GO e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz – CNBB