Juventude
16.09.2015 PB
Jovens do Polo da Borborema aprendem sobre a fotografia durante oficina

Voltar


Por Assessoria de Comunicação da AS-PTA

Um grupo de 25 lideranças jovens da Comissão de Juventude do Polo da Borborema participou, no dia 05 de setembro, de uma oficina de fotografia, realizada na sede da AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia, no Centro Agroecológico São Miguel – CASM, em Esperança-PB. 

A oficina foi facilitada pelo fotógrafo Flavio Costa, da Agência de Comunicação Zdizain, de Recife-PE. Os jovens agricultores participantes são dos municípios de Lagoa Seca, Alagoa Nova, Queimadas, Remígio, Solânea, Massaranduba e Areial. Participaram ainda da oficina, assessores técnicos do Polo da Borborema e do Núcleo de Infância e Juventude da AS-PTA.

Oficina contou com lideranças juvenis | Foto: Arquivo AS-PTA


Câmara escura – No início da Oficina, Flávio convidou os jovens a conhecerem o princípio da fotografia por meio de uma “câmara escura”, uma caixa onde se perfura um pequeno orifício em uma das paredes. Com uma abertura pequena o suficiente, a luz de apenas uma parte da cena pode acertar parte específica da parede da câmara; quanto menor o buraco, mais definida a imagem no fundo da caixa. Com o exercício, foi possível observar como se dá a projeção da imagem fotografada que fica de ponta cabeça por conta do cruzamento dos raios de luz, o que facilitou a discussão técnica sobre abertura do obturador, diafragma e isso da fotografia.

Em seguida, o facilitador contou a história da fotografia, apresentando uma série de slides com a evolução do trabalho dos fotógrafos, suas principais características, as diferentes formas de ver o objeto a ser fotografado, os ângulos, etc. Durante a viagem na história e entre os diversos períodos da evolução da fotografia, ele foi trazendo os elementos técnicos do ato de fotografar. Trouxe exemplos do funcionamento de diferentes máquinas, da antiguidade e da atualidade, bem como dos aparelhos de celular. Elencou alguns conceitos como os de proporção áurea e regra dos terços. Apresentou, ainda, uma sessão de fotos analisando os diferentes formatos de apresentação da fotografia.

Ana Paula Cândido da Silva, liderança da Comissão de Jovens do Polo e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Queimadas, foi uma das participantes da oficina. Ela avaliou positivamente a atividade: “Foi bem pertinente, pois as vezes a gente acha que fotografar é só tirar fotos, mas vimos que quem dá o sentido à cada foto tirada é a pessoa que faz. Além disso, o facilitador deu várias dicas interessantes que vieram contribuir com o nosso trabalho de fotografar, que hoje em dia é diário”, disse.

Ao final, foi sugerido um “dever de casa” para que os jovens fizessem um exercício de fotografia escolhendo um dos temas: 1) eu e meus dias; 2) os arredores de casa; 3) meus amigos; 4) 30 dias, com uma foto por dia. Esse exercício será socializado, avaliado, analisado em uma segunda oficina que vai ocorrer no início de dezembro e a sessão de fotos será apresentada numa exposição durante o III Encontro Regional da Juventude Camponesa, que deve acontecer até janeiro de 2016.

A equipe vai realizar um "dever de casa" | Foto: Arquivo AS-PTA


De acordo com Manoel Roberval da Silva, da coordenação da AS-PTA, a oficina teve por objetivo fazer a formação de jovens, para que eles contribuam com o registro das imagens acerca do trabalho que vem sendo feito com a juventude camponesa: “A oficina ajudou a qualificar o que a juventude está fazendo todo dia (fotografar) e que não tinha noção do seu significado e da sua origem”, avaliou.

A oficina foi uma atividade realizada no âmbito das ações do Projeto Sementes do Saber, desenvolvido pela AS-PTA em parceria com a Comissão de Jovens do Polo da Borborema. O Projeto apoia iniciativas de inserção econômica e produtiva de jovens do meio rural no território de atuação do Polo da Borborema, uma rede de 14 sindicatos rurais da Região da Borborema. O projeto é cofinanciado pela União Europeia e tem a parceria da ActionAid e do Comitê Católico Contra a Fome e pelo Desenvolvimento – CCFD.