Acesso à Água
02.10.2015 CE
IBV inicia projeto pioneiro para reuso de águas cinzentas

Voltar


Por Eraldo Paulino - comunicador popular da ASA

Formação realizada na segunda etapa do projeto. Foto acima é do Seminário de abertura. Foto: Arquivo Cáritas Crateús

O projeto "Quintais Produtivos Mantidos pelo Sistema Bioágua Familiar" começou a ser executado no município de Quiterianópolis (CE) pelo Instituto Bem Viver, em parceria com a Cáritas Diocesana de Crateús, STTr, ASAFAQ, Aconarp, NUMA e Página Caatinga.

Com objetivo de fazer reuso de águas cinzentas (utilizadas lavagens de roupa, louças, banho, etc.) para produção de alimentos, a ação, pioneira na região, é financiada pelo Programa de Pequenos Projetos Ecossociais (PPP-ECOS), que recebe recursos do GEF, SGT, PNUD, Fundo Amazônia e é coordenado no Brasil pelo Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN).

A primeira fase do projeto começou a ser implementada dia 31 de agosto de 2015, no Seminário de Reuso de Águas Cinzas, promovido no município beneficiado. "Atualmente encontra-se na segunda fase, que foi a capacitação e marcação dos locais a serem construído os tanques", explicou Lucieudo Gonçalves, coordenador. Segundo ele, serão construídos 13 sistemas de bioágua familiar, que beneficiarão a manutenção de quintais produtivos desse mesmo número de famílias em nove comunidades: Alegre, Caeiras, Ipueiras, São Pedro, Baixio, Gavião, Santo Antônio, Malhado dos Malaquias e Baixa Grande.

Na primeira quinzena de outubro as construções deverão ser inicializadas, e, paralelo a isso, haverá intercâmbio no Rio Grande do Norte para que as famílias beneficiadas possam conhecer a experiência já consolidada naquela região. Os sertões dos Inhamuns/Crateús convivem com o quarto ano seguido de seca, sendo essa medida uma das que apresentam uma solução viável e sustentável para a continuidade da produção apesar dos limites e aproveitando as potencialidades da Caatinga.