Agricultura Familiar
06.10.2015 MA
Feira da agricultura familiar tem sua segunda edição no município de Chapadinha (MA)

Voltar


Por Por Tiago Jansen Magalhães - Assessor Pedagógico ASA Maranhão

Feira reúne produtores do Chapadinha | Foto: Tiago Jansen Magalhães

Aconteceu neste último sábado (03/10), a Feira da Agricultura Familiar de Chapadinha (MA). Em sua segunda edição, a feira atraiu um grande público e destacou-se a venda dos produtos trazidos pelos agricultores e agricultoras. 


A feira contou com a exposição de produtos de mais de 20 comunidades rurais, com uma grande variedade de produtos agrícolas, direto do campo. A animação foi feita pelo grupo de forró pé-de-serra ABC do Forró, organizado pelo Seu Negão da Bolota.

Espaços como esses são de extrema importância para a democratização dos espaços comerciais voltados para a comercialização de produtos da agricultura familiar, pois além de dinamizar e fortalecer a economia local do município, é possível adquirir produtos onde se conversa diretamente com quem os produziu.

A ASA Maranhão participou de todo o processo organizativo da feira e avalia que espaços como estes devem ser replicados por todo o estado do Maranhão, pois fortalece a competitividade e o modelo de agricultura. A proposta da rede estadual é que o município realize duas feiras da agricultura familiar, a cada 6 meses.

Outra ideia é fortalecer as feiras nos bairros, com a realização de uma feira intinerante mensalmente, além do trabalho de base com as famílias no processo de conscientização, mostrando que comprar da agricultura familiar é melhor, pois há oferta de alimentos saudáveis, produzidos sem grandes impactos ao meio ambiente, sem o uso de agrotóxicos.