Criação Animal
17.11.2015 PB
Seminário discutirá o papel das Raças Nativas de Animais para a Agricultura Familiar Agroecológica

Voltar


Por Patrícia Ribeira, comunicadora popular da Rede ASA

Evento vai aprofundar questões sobre raças nativas | Foto: Arquivo Asacom

De hoje (17) a quinta-feira, 19 de novembro, no Santuário Santa Fé de Padre Ibiapina, em Arara (PB), o Seminário “Raças Nativas na Agricultura Familiar Agroecológica”, realizado por um conjunto de entidades de promoção da agricultura familiar agroecológica, organizadas em torno da Articulação do Semiárido Paraibano (ASA Paraíba) e da Rede de Cooperativas de ATES, presente em sete microrregiões do estado.

 

O evento está reunindo um público de 80 pessoas, entre lideranças e famílias agricultoras criadoras de raças nativas, assessores técnicos, estudantes, professores e pesquisadores da temática, além de outros convidados locais e internacionais.

O Seminário tem como objetivos aprofundar a reflexão sobre a importância das raças nativas na agricultura familiar de base agroecológica para a convivência com o semiárido; analisar a influência das especializações e suas ameaças ao sistema de criação animal agroecológico; refletir sobre o papel das políticas públicas governamentais voltadas para a criação animal; e identificar desafios e perspectivas no sentido de fortalecer o resgate das raças nativas para as famílias agricultoras e de áreas de reforma agrária.

A programação de três dias inclui troca de experiências entre famílias guardiãs de raças nativas de diversas regiões da Paraíba, mesas de diálogo, grupos de trabalho e debates sobre os temas: Contexto internacional das Raças Locais dos Sistemas de Criação de Animais, Impactos e Riscos das Especializações nos Sistemas de Criação da Agricultura familiar e em áreas de reforma agrária nos Territórios Paraibanos, entre outros.

A criação animal desempenha papel fundamental na sustentabilidade das unidades de produção familiar, principalmente diante da inconstância das chuvas que afetam o Semiárido. Dessa forma, os animais representam, para muitos agricultores e agricultoras, fonte importante de alimentos, além de significarem renda monetária e poupança a médio e longo prazo. Ter animais proporciona também a melhoria da fertilidade do solo e podem ainda ser usados como instrumentos e força de trabalho.

Realizam o Seminário: o Núcleo de Extensão Rural Agroecológica/Universidade Estadual da Paraíba (NERA/UEPB), o Coletivo ASA Cariri (CASACO), o Coletivo Regional Cariri, Seridó e Curimataú (COLETIVO), o Polo da Borborema, o PATAC, a AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável (IDS). O evento conta ainda com o apoio da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), do Instituto Nacional do Semiárido (INSA) e da Red Conbiand.