Acesso à Água
26.04.2016 MG
Carta Política da Caravana Territorial da Bacia do Rio Doce

Voltar


Foto: Vinícius Vieira

A Caravana Territorial da Bacia do Rio Doce percorreu quatro rotas entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, para anunciar resistência, agroecologia e ancestralidades e denunciar a opressão do capital e o crime-tragédia cometido pela Vale (Samarco - BhP) no último dia 05 de novembro.

 

40 organizações e 150 militantes de diversas áreas de conhecimento cruzaram essas rotas. O objetivo principal foi conhecer a realidade em que estão vivendo as famílias atingidas pelas barragens e pela mineração em toda região para ecoar as denúncias do modelo criminoso e predatório de mineração adotada no Brasil.

Em carta política, a Caravana trouxe um panorama desafiador das andanças pelo rio. "Tratou-se de uma enorme tragédia anunciada que matou 20 pessoas, desalojou centenas de suas casa, destruídas pela lama de rejeitos. Contaminou, afetou e destruiu a vida da bacia do Rio Doce, uma das mais importantes da região sudeste e do país, afetando milhões de pessoas que vivem e dependem dessa água e dessas terras. Estamos diante da maior catástrofe socioambiental do Brasil, e talvez a maior da megamineração de ferro no mundo. Como presenciamos na Caravana, os atingidos são muitos e encontram-se em diferentes escalas."

"Afinal de contas, que desenvolvimento é este que mata e destrói? Quem é quem neste modelo? Que alternativas temos para construir uma sociedade mais soberana, justa, que respeite a natureza, a cultura e o trabalho de homens e mulheres?"

Leia, na íntegra, a Carta Política da Caravana Territorial da Bacia do Rio Doce clicando aqui.