Comunicação Popular
13.05.2016 PI
ASA Piauí realiza encontro de Comunicação

Voltar


Por Neto Santos - Comunicador do FPVSA

Jessé Barbosa presidente do Instituto Comrádio destaca ações independentes de comunicação popular | Foto: Neto Santos

Com a proposta de fortalecer suas ações no âmbito da comunicação, o Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido – FPCSA também chamado ASA Piauí, realizou nos dias 09 e 10 de maio na cidade de Picos, (a 300 km de Teresina), o Encontro Estadual de Comunicação com o tema: A Importância da Comunicação e suas Estratégias para a Convivência com o Semiárido. O evento contou com representação de 12 das 16 organizações que compõem o Fórum, além da comunicadora Elka Macedo, representante da Assessoria de Comunicação da ASA Brasil – ASACom.

Elka teve duas participações importantes no evento. Em sua primeira fala destacou as estratégias de comunicação para o Semiárido. “É necessário fazermos a comunicação popular acontecer e perceber que a família agricultora é a grande protagonista nesse processo do semiárido que gera riquezas”, disse Elka. Num outro momento Elka Macedo apresentou a Campanha Semiárido que Alimenta, uma ação de iniciativa da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA Brasil).

Ainda no espaço da participação, outra organização parceira, o Instituto Comrádio do Brasil com sede em Teresina também esteve presente no encontro estadual onde apresentou os projetos que o instituto trabalha, entre eles os bons resultados alcançados pelo curso técnico Jovens Radialistas do Semiárido. A palestra proferida por Jessé Barbosa, presidente do Instituto, apresentou também o Observatório do Semiárido, uma plataforma que deverá trazer o monitoramento em tempo real sobre as políticas públicas trabalhadas no Semiárido Piauiense. Em breve a equipe de comunicação do FPCSA deverá estar disponibilizando no site do FPCSA o link do Observatório.

O encontro Estadual de Comunicação trouxe ainda outros destaques como os avanços na construção de uma comunicação interna e externa mais abrangente como também as limitações e desafios presentes no cotidiano das organizações. Um passo importante dado no encontro foi a criação do Grupo de Trabalho do Fórum que terá como missão principal fazer acontecer as atividades de comunicação elaboradas para o ano de 2016. “Com a criação do GT, nós teremos uma melhor segurança de trabalhar as ações planejadas, já que sabemos com quem e onde contar”, disse Paula Andreas, coordenadora do GT.

A parte final do encontro foi dedicada à construção de ações estratégicas de comunicação do Fórum. A primeira delas foi a criação do GT de Comunicação com um olhar para além das metas dos projetos executados nas organizações. O Grupo ficou assim formado: Paula Andreas, (CERAC), Marciene Cruz (Cáritas Regional do Piauí), Neto Santos (Centro Mandacaru), Hanna Raquel (Escola Paulo de Tarso) e Elaine Poeta (Cáritas São Raimundo Nonato). O grupo deve estar se reunindo em breve para dar agilidade aos encaminhamentos do encontro, confira algumas dessas ações:

1 - Indicação de uma pessoa referência para a comunicação de cada organização integrante do FPCSA;
2 - Listar as violações e impactos dos grandes projetos que tem atingido as famílias agricultoras do semiárido piauiense e elaborar peças de divulgação nos veículos de comunicação sobre a problemática. Ação que deve ser feita pela pessoa referência nas organizações
3 – Listar rádios, blogs e sites existentes nos territórios que podem ser parceiros do Fórum na divulgação das ações de convivência com o Semiárido.
Durante a avaliação dos participantes no término do encontro, as falas expressavam o sentimento de REDE fortalecida e com disposição para enfrentar os futuros desafios.