Acesso à Água
22.07.2016 PB
Jovens do Polo da Borborema realizarão I Marcha da Juventude Camponesa em Remígio-PB nesta quinta-feira (28)

Voltar


Por Aurea Olímpia - Comunicadora popular da ASA

I Marcha da Juventude percorrerá ruas do município de Remígio (PB), dia 28.|Foto: Arquivo AS-PTA

A Comissão de Jovens do Polo da Borborema e a AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia realizarão, nesta quinta-feira, 28 de julho, em Remígio-PB, a partir das 8h, a “I Marcha da Juventude Camponesa na Luta pela Agroecologia”. O Polo da Borborema é uma articulação de 14 sindicatos de trabalhadores rurais da região da Borborema, na Paraíba, que com a assessoria da AS-PTA, realiza um trabalho de fortalecimento da agricultura familiar agroecológica, inclusive com a participação de crianças e jovens, filhos e filhas de agricultores envolvidos na sua dinâmica de trabalho.

A Marcha reunirá cerca de mil jovens agricultores vindos dos 14 municípios de atuação do Polo. Será um momento de fortalecimento da identidade camponesa da juventude, além de dar visibilidade ao trabalho dos jovens agricultores, suas potencialidades e desafios e promover a agroecologia enquanto modo de vida e modelo de produção de alimentos.

A concentração acontecerá em um palco montado na Rua Bento Vitório, ao lado da Igreja Católica, no centro da cidade. A partir das 8h, a programação terá início com a acolhida às caravanas. As 9h, será a abertura oficial do evento. Em seguida haverá os depoimentos de dois jovens agricultores falando sobre a sua experiência na agricultura.

As 9h10, os jovens sairão em marcha pelas ruas centrais da cidade acompanhados de carro de som, faixas, bandeiras e estandartes até a Rua Joaquim Cavalcante de Morais, também no Centro da cidade. No local onde tradicionalmente acontece a Feira Agroecológica do município, além de um segundo palco, acontecerá a II Feira Agroecológica e Cultural da Juventude Camponesa, onde estarão montadas 16 barracas para venda e exposição de produtos e experiências dos jovens. A I Feira Agroecológica e Cultural da Juventude Camponesa aconteceu na cidade de Massaranduba-PB, no dia 30 de junho deste ano.

Paralelamente à feira, acontecerão apresentações culturais como capoeira, ciranda, boi de reis, grafitagem, poesia e aboio entre outras expressões da cultura local dos municípios da região. Um trio de forró se apresentará no palco. Estão previstas ainda três oficinas temáticas: aplicação em serigrafia em camisetas, transgênicos (com a realização de testes de transgenia) e reutilização de materiais recicláveis como pneus e garrafas pet para a produção de canteiros horizontais e verticais. O encerramento está previsto para as 12h.

A Marcha é uma realização da AS-PTA e do Polo da Borborema com apoio da
Prefeitura Municipal de Remígio e das agências de cooperação internacional Comitê Católico Contra a Fome e a Favor do Desenvolvimento (CCFD), ActionAid, terre des hommes schweiz e Cofinanciamento da União Europeia.
 
Programação:
 
8h - Acolhida das caravanas
9h - Abertura oficial e mística
9h10 – Testemunhos de jovens agricultores
9h10 – Saída da Marcha
Primeira Parada
- Escola Estadual Dr. Cunha Lima
Tema: Educação contextualizada
- Escola Estadual José Bronzeado Sobrinho
Tema: Identidade Camponesa
10h10 - Chegada à Feira Agroecológica e Cultural
11h – Abertura da Feira
11h10 - Apresentações culturais
- Ciranda de Massaranduba
- Boi de Reis de Solânea
- Trio de Forró
- Capoeira
- Grafitagem
- Aboio