Sementes
27.07.2016 PI
Piauí realiza o seu II Festival das Sementes da Fartura

Voltar


A cidade de Picos no Piauí recebe centenas de agricultores/as para trocar saberes e sementes

Centenas de agricultores de vários municípios do Piauí vão se reunir nesta quinta e sexta (28 e 29 de julho), no município de Picos, para participarem do II Festival das Sementes da Fartura do Piauí. O evento, realizado pelo Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido (FPCSA) promoverá um intercâmbio de conhecimento e trocas de sementes, com o objetivo de fortalecer o patrimônio genético do Piauí, as sementes crioulas.

Serão aproximadamente 500 participantes, entre agricultores e agricultoras familiares, técnicos, representantes de ONGs e de órgãos de pesquisa do Governo. Com caráter também educativo, o festival promoverá, além da Feira de Sementes, intercâmbios e trocas de sementes entre os agricultores (as). 

No evento, ainda será realizada uma caminhada com o objetivo de atrair a população local e chamar atenção para a importância das nossas sementes crioulas, no Piauí, conhecidas como Sementes da Fartura.

O evento contempla o trabalho realizado pelas entidades do FPCSA junto às comunidades rurais do Estado. Através dos encontros e capacitações dos Programas de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semiárido, os agricultores e agricultoras são incentivados a preservar, resgatar, multiplicar e guardar suas sementes nativas com o intuito de proteger o patrimônio genético de cada região.

 

PROGRAMAÇÃO FESTIVAL DAS SEMENTES

28/07 - Quinta-feira

07h – Chegada das caravanas nas experiências

12h – Almoço nas comunidades onde acontecerá os intercâmbios

15:30 – Mística de Abertura

16h - Abertura Política do Festival no Auditório do CTD–

19h – Jantar

 

29/07 – Sexta-feira

06:30 – Café da Manhã

07:30 – Concentração e Caminhada

08:30 – Mística

09:00 – Espaço de intercambio dos agricultores

10:00h – Abertura Oficial da Feira da troca de sementes

12h – Almoço e retorno das caravanas aos seus municípios