Agricultura Familiar
03.08.2016 PB
Município de Alcantil recebeu 8ª Festa da Agricultura Familiar do Cariri Oriental Paraibano

Voltar


Por Thiago Matias - comunicador popular do Casaco

Festa busca valorizar e incentivar a permanência do agricultor familiar no campo| Foto: Thiago Matias/Casaco

Com o tema “Agricultura Familiar: Cultivando saberes e sabores de convivência com o semiárido” foi realizada nos dias 29 e 30 de julho, a 8ª Festa da Agricultura Familiar do Cariri Oriental Paraibano, no distrito de Lagoa de Jucá, na cidade de Alcantil-PB.

O evento foi realizado pelo Coletivo Asa Cariri Oriental (Casaco) que compõe a Articulação do Semiárido Paraibano (ASA Paraíba), rede de entidades de fortalecimento da agricultura familiar agroecológica.

 

O objetivo da Festa é valorizar e incentivar a permanência do agricultor familiar no campo, como também enfatizar a importância deste na garantia da segurança alimentar.
Mais uma tenda agroecológica do Cariri foi inaugurada no município de Alcantil, como espaço de comercialização e venda de produtos saudáveis, livres de agrotóxicos e de transgênicos. A feira acontece aos sábados pela manhã na comunidade Lagoa do Jucá.

No primeiro dia a festa começou com a acolhida e apresentação dos representantes dos municípios, em seguida houve um grande banquete da vida, onde todos puderam compartilhar os sabores de cada município.

Logo após foi realizada palestra sobre armazenamento de forragens e criação animal com representante do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), Geovergue Rodrigues de Medeiros.

Um carrossel de experiências com agricultores da região abordou os temas: banco comunitário de sementes e criação animal, com a participação do agricultor Reginaldo Bezerra da comunidade Luiz Gomes, no município de Caraúbas-PB; criação animal e ao redor de casa com a agricultora Maria Gomes, comunidade Tatu, em Boqueirão-PB; Ao redor de casa e comercialização – agricultora Socorro Sousa e agricultor João Batistas, comunidade do Bento em Boqueirão-PB; Produção de forragem e manejo de água – agricultor Manoel José de França Neto, comunidade Lagoa de Jucá em Alcantil-PB.

Como atividade de encerramento do primeiro dia, os agricultores tiveram a oportunidade de conhecer a propriedade de Manoel José de França Neto. O agricultor apresentou  na prática todo o trabalho realizado em sua propriedade nos últimos dois anos.

No segundo dia, estavam presentes cerca de mil agricultores e agricultoras de 09 municípios da região e convidados. Houve uma caminhada agroecológica seguida do ato público com representantes das entidades parceiras, leilão de produtos da agricultura familiar, peça teatral e outras atividades culturais.

A festa contou com o patrocínio do Governo Federal, do Banco do Nordeste e CESE, com as parcerias do Núcleo de Extensão Rural em Agroecologia da Universidade Estadual da Paraíba (Nera-UEPB), Patac, Centro de Ação Cultural (Centrac), Ids, Prefeitura de Alcantil, Boqueirão, Cabaceiras, Riacho de Santo Antonio, Caturité e Caraubas e Articulação do Semiárido Paraibano (ASA-PB).

O Casaco é originalmente um coletivo constituído pela Asa em 2002 para gerir na região do cariri o “Programa de Mobilização Social para Convivência com o Semiárido, do qual faz parte o Programa Um milhão de Cisternas (P1MC)”. A organização está presente nos municípios de São Domingos do Cariri, Caraúbas, Caturité, Boqueirão, Barra de São Miguel, Cabaceiras, Riacho de Santo Antônio, Congo e Alcantil.

Além desse trabalho, articular os agricultores e agricultoras para continuar a viver no Cariri lutando pelos seus direitos, como o de ter uma alimentação saudável, água, terra e igualdade de gênero inclusive durante os períodos de longas estiagens.