Cisternas nas Escolas
23.08.2016 PI
Projeto Cisterna nas Escolas é lançado no Piauí e vai abranger 11 municípios

Voltar


Por Comunicação FPCSA

Foto: arquivo FPCSA

Na última quinta (19), na cidade de Picos-PI, representantes de 11 municípios se reuniram para o lançamento do Projeto Cisternas nas Escolas naquela região.  O Projeto é uma realização da ASA Brasil (Articulação Semiárido Brasileiro) e tem como objetivo levar água para as escolas rurais do Semiárido utilizando a cisterna de 52 mil litros como tecnologia social para armazenamento da água de chuva. No Piauí, duas UGs (Unidades Gestoras) ficaram responsáveis para executar o projeto, entre elas a Cáritas Brasileira Regional Piauí e a Obra Kolping, que juntas irão viabilizar a construção de 88 cisternas, abrangendo 11 municípios no estado. 

Carlos Humberto Campos, coordenador executivo da ASA pelo estado do Piauí fez a apresentação do projeto, pontuando informações sobre o surgimento e a importância de possibilitar o acesso à água de qualidade, viabilizando o bom funcionamento das escolas na região especialmente nos períodos mais secos, visando garantir a frequência escolar e o melhor desempenho dos alunos/as. Carlos, que também é assessor regional da Cáritas no Piauí, destacou em sua fala que é fundamental o envolvimento de todos, pois os benefícios trazidos com a implantação das cisternas destinam-se não só aos estudantes, professores e funcionários das unidades de ensino. Mas às famílias que moram na comunidade.

Ainda durante o lançamento do projeto, firmaram-se parcerias entre representantes das entidades e os gestores dos municípios. Na ocasião, foram apresentadas todas as etapas do projeto, que vão desde a mobilização social com a seleção e o cadastramento, capacitações de pedreiros, das comissões municipais e temáticas acerca da gestão e recursos hídricos, além da construção de cisternas em caráter estrutural e prestação de contas. Representantes do Poder Público e Municipal, Secretaria de Educação, Secretaria de Obras, Secretaria de Assistência Social e membros da igreja também participaram do encontro.