Mudanças Climáticas
24.08.2016 PI
Fórum discute mudanças climáticas e impactos na Região Nordeste

Voltar


Por Comunicação FPCSA

Foto: arquivo FPCSA

Pesquisadores, gestores públicos, representantes de pastorais e movimentos sociais dos nove estados do Nordeste Brasileiro reuniram-se nos últimos dias 19 e 20 deste mês, no Centro Mariápolis, em Igarassu (PE), no Seminário Regional Nordeste do Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Social (FMCJS). O tema do seminário regional foi “Mudanças Climáticas no Nordeste: Homens e Mulheres na construção de alternativas”.

Carlos Humberto, coordenador do Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido (FPCSA) que participou do evento fala da importância do evento. “Este é um momento importantíssimo para todo povo, pois estamos fazendo um debate sobre as consequências das mudanças climáticas para o semiárido e todo planeta. A tendência é agravar ainda mais os períodos de seca e a vida da terra”, afirma Carlos. Também participaram do evento pelo FPCSA a assessora pedagógica Martha Barbosa, Genival Cordeiro da Escola de Formação Paulo de Tarso e Assis da Kolping de Pedro II.

A programação contou com palestras e trabalhos em grupo com o intuito de avaliar o cenário atual da região no que diz respeito aos impactos socioambientais motivados pelas mudanças climáticas. Foram discutidas ainda, as possibilidades e compartilhadas experiências de resistência e alternativas contra os problemas vivenciados pelas comunidades atingidas por enchentes e pelo processo de desertificação.

O Fórum

O Fórum de Mudanças Climáticas visa contribuir para o desenvolvimento de políticas afirmativas de proteção ao clima no Brasil; fortalecer e manter em funcionamento uma rede de organizações da sociedade civil (parceiros da Misereor e outras organizações) que trabalham sobre o tema das Mudanças Climáticas no Brasil e América Latina; cobrar a responsabilidade do poder público para políticas públicas efetivas de proteção ao clima; aumentar o nível de conhecimentos nas organizações integrantes da rede e na sociedade brasileira sobre as causas das mudanças climáticas e sobre estratégias e abordagens para enfrentá-las.