Agrobiodiversidade
11.10.2016 PE
A experiência familiar no manejo e conservação da Agrobiodiversidade

Voltar


Por Carlos Henrique Silva - comunicador da Diaconia; e Clóvis Calado - comunicador da Fetape

Intercâmbio na propriedade de Vilma e Tadeu Lino, família agricultora do Sítio Apolinário, município de Triunfo/PE. | Foto: ASA Pernambuco

Dentre os momentos de intercâmbio de experiências no Encontro Estadual da ASA Pernambuco, realizados na quarta-feira (05), um dos grupos participantes visitou a propriedade de Vilma e Tadeu Lino, família agricultora do Sítio Apolinário, município de Triunfo. O manejo e a conservação da Agrobiodiversidade foi o tema desta experiência, que comprovou a capacidade das sertanejas e sertanejos para a convivência e resistência, diante dos desafios do Semiárido.

Após uma breve conversa de apresentação, o grupo, formado por agricultoras/es, representantes de movimentos sindicais e técnicos/as das instituições, quis logo conhecer o sítio de dona Vilma, que ocupa cerca de um hectare de área. Em meio ao momento de estiagem, a agricultora cultiva árvores frutíferas apropriadas ao bioma da Caatinga, com os pés de banana, graviola, limão, laranja, caju e manga, dentre outras.

Com o material que se perdia, surgiu a ideia de aproveitar a palha das bananeiras para produzir artesanato. Com capacitações e conhecimento, o material foi aperfeiçoado e hoje dona Vilma fornece o material em forma de embalagens para o comércio e indústria locais. Junto com o reaproveitamento dos restos de madeira, o esposo Tadeu Lino também produz arte e a família gera renda a partir da riqueza de sua própria terra.

Uma área de criação de animais também está reservada para quando as condições melhorarem: “Aqui a gente criava porco, cabras, ovelhas, mas não deu pra continuar criando por causa da seca. Mas pretendemos voltar a criar”, afirmou dona Vilma, esperançosa.

A produção de grãos também é garantida a partir do armazenamento de sementes nativas e herdadas da família: “Nunca precisei pegar as sementes que são distribuídas pelo governo. A gente sempre separa o milho, feijão guandu e muitas outras, mesmo que a colheita seja pequena.”

Após a circulada pela propriedade, o grupo se reuniu para um bate-papo em um abrigo coberto pelo telhadão da cisterna construída através da parceria da Adessu Baixa Verde e a organização alemã KNH, espaço que também serve para as reuniões comunitárias. Dona Vilma compartilhou um pouco de sua história na linha do tempo construída junto com a equipe da Adessu, lembrando o momento em que chegou à localidade, quando somente plantava e queimava cana-de-açúcar, quase tornando a terra infértil. Hoje, além das práticas agroecológicas, faz parte de sua rotina até a preocupação em não deixar o lixo da casa acumulado na propriedade.

O momento também serviu para compartilhar as incertezas das famílias quanto ao futuro incerto, de suspensão de programas voltados aos pequenos agricultores para aquisição de alimentos (PAA), alimentação escolar (PNAE), crédito (Pronaf) e habitação rural (PNHR). Uma das conclusões apresentadas foi a importância de manter a mobilização das comunidades e associações comunitárias, para que se retome a confiança e a representação nos espaços políticos.

Encontro Estadual - Entre os dias 04 e 06 de outubro, foi realizado em Trinufo/PE o Encontro Estadual da ASA Pernambuco, preparatório para o IX EnconASA, com tema “Caminhada de resistência e construção da convivência: ‘...pois é arte nordestina, transformar seca em poesia’”. O encontro teve público formado por agricultores/as familiares, técnicos/as, comunicadores/as e convidados/as.