Outros
14.10.2016 CE
Oficina hortas urbanas criativas incentiva população a produzir seu próprio alimento

Voltar


Por Nelzilane Oliveira - comunicadora da ACB

A produção de alimentos na área urbana ganha força com a adoção de práticas simples como as hortas urbanas | Foto: Nelzilane Oliveira

A Casa do Becco em parceria com a Associação Cristã de Base - ACB do Crato promoveu neste dia 11, a Oficina de Hortas Urbanas Criativas, ministrada pelo técnico Ery Cláudio Alves. A oficina foi inserida na programação da Feira no Becco, ação coletiva que a Casa do Becco realiza junto com a Universidade Federal do Cariri – UFCA, Projeto Ciclos e Associação dos Empreendedores Criativos do Cariri.

 

A parceria entre ACB e Casa do Becco foi pensada no sentido de realizar ações que liguem o urbano e o rural e que possibilitem a aproximação e conscientização das pessoas sobre como cultivar seu próprio alimento. Além disso, no evento foram salientados os riscos dos alimentos comercializados nos centros urbanos com alto teor de agrotóxicos. A oficina foi divida em dois momentos: no primeiro, o facilitador Ery Claudio apresentou a parte teórica e na segunda etapa foi feita a prática em um dos espaços da Casa do Becco onde será montada a horta.

O público da oficina foi variado e contou com pessoas de várias idades. Para o estudante secundarista do Curso em gestão cultural e estagiário da Casa do Becco, Francisco Henrique Bezerra Oliveira, 18, fala um pouco da experiência com a oficina. "Achei [a oficina] muito interessante. Tive vários ensinamentos novos, como o cuidado com as plantas que eu não tinha. Todo esse conhecimento tem a reforçar o cuidado com os alimentos e a importância de produzir seu próprio alimento", disse.

O evento contou com o apoio do DEMUTRAN Crato e da Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano.