Juventude
14.10.2016 PB
Encontro de Jovens Agricultores do Polo da Borborema promove troca de experiências entre gerações

Voltar


Por ASA Paraíba

Atividade terá início nesta sexta, 14. | Foto: ASA Paraíba

A Comissão de Juventude do Polo da Borborema, uma articulação de 14 sindicatos rurais da região da Borborema, realizará nos dias 14, 15 e 16 de outubro (próxima sexta, sábado e domingo), em Campina Grande-PB, o II Encontrão da Juventude Camponesa, com a participação de 150 jovens agricultores dos 14 municípios de atuação do Polo. O evento acontecerá no Hotel Fazenda Day Camp, no Sítio Lucas e tem como objetivos promover uma análise de conjuntura a partir da história vivida pelos movimentos rurais do território e fortalecer a organização da juventude camponesa da Borborema e sua rede de jovens agricultores-experimentadores. O encontro é realizado em parceria com o Núcleo de Infância e Juventude da AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia, organização que assessora o Polo da Borborema na região desde o seu surgimento.

A atividade terá início na tarde da sexta-feira, 14 de outubro, com um momento de troca de experiências entre gerações de agricultores. Após a mística de abertura, um conjunto de lideranças da coordenação do Polo da Borborema participará de uma plenária que fará um resgate histórico da organização dos trabalhadores rurais no território, suas principais bandeiras de luta, suas principais conquistas e desafios. Em 2016, o Polo da Borborema completou 20 anos de atuação na região, com um trabalho de fortalecimento da agricultura familiar de base agroecológica. O Polo se constitui como um movimento que mobiliza atualmente cerca de 20 mil agricultoras e agricultores que estão organizados em redes de feirantes agroecológicos, guardiões e gestores de bancos de sementes, criadores de animais, grupos de beneficiamento de alimentos e de fundos rotativos solidários, viveiristas, coletores de sementes e apicultores.

A programação do evento conta, em seu segundo dia, com quatro Oficina Temáticas, com práticas em temas como: sementes crioulas e transgênicos; sanidade animal; enxertia e produção de mudas de hortaliças; beneficiamento de produtos da agricultura familiar. Uma plenária sobre Ética e Novas Mídias levará os jovens a reflexão sobre o papel das redes sociais na afirmação enquanto movimento, mas também refletirá novas questões sobre como o mundo virtual pode perpetuar valores negativos como machismo, racismo ou a homofobia. Haverá ainda espaço para atividades artísticas e culturais nas noites, com a realização de oficinas de penteados afro, maracatu, hip hop e teatro, além de um torneio de futebol na manhã do domingo, último dia de evento. O I Encontrão da Juventude Camponesa aconteceu entre os dias 17 e 19 de junho deste ano e reuniu mais de 170 jovens. Os Encontrões têm por objetivo fortalecer e organizar a juventude camponesa na região do Polo da Borborema. Essa atividade tem o apoio do TDH.


Programação:

14 de outubro – sexta-feira
13h – Credenciamento
14h – Mística de abertura
15h – Construção de acordos coletivos e grupos de trabalho
15h10 - Lanche
16h – Plenária Histórico do Polo da Borborema
18h - Encaminhamentos das Oficinas Temáticas e Culturais
19h – Jantar
20h - Oficinas Culturais
Sala 1: Penteados Afro
Sala 2: Maracatu
Sala 3: Dança Hip Hop
Sala 4: Teatro
22h – Encerramento das oficinas

15 de outubro – sábado
8h10 - Mística de abertura
9h - Divisão dos participantes para as oficinas temáticas
9h10 às 12h10 – Oficinas Temáticas
Oficina 1: Sementes da paixão e transgênicos
Oficina 2: Sanidade de pequenas criações
Oficina 3: Enxertia e produção de mudas de hortaliças
Oficina 4: Beneficiamento de produtos da agricultura familiar
12h10 – Almoço
14h - Plenária – A ética e a nova mídia
16h – Lanche
16h10 – Continuação da Plenária
17h10 – Encerramento e momento de lazer
19h - Jantar
20 – Noite Cultural - Apresentação de dança, teatro e música

16 de outubro – domingo
7h – Torneio de Futebol
8h10 – Café da Manhã
9h - Plenária: Encaminhamentos/Compromissos
Devolução das oficinas
10h – Momento de lazer
13h – Almoço e retorno dos participantes.