Hoje e amanhã, dias 9 e 10 de abril, a Emater-RN, participa do Encontro Territorial sobre Sementes Crioulas. O evento é promovido pelo Programa Uma Terra e Duas Águas – P1+2, da Articulação do Semiárido – ASA, desenvolvido pela Associação de Apoio as Comunidades do Campo – AACC/RN. O encontro será realizado no Instituto Cônego Monte, no município de Santa Cruz-RN, e reunirá representantes de diversas entidades que atuam na convivência com o semiárido. O analista em extensão rural Victor Hugo Pedraça representará a Emater-RN, como também apresentará aos participantes do evento a sua experiência utilizando as sementes crioulas.

Abordando o tema “Sementes Crioulas: para resistir e conviver com o Semiárido”, o encontro tem como principais objetivos diagnosticar a situação das sementes crioulas na região, fomentar criação de bancos pilotos comunitários e familiares de sementes crioulas, construir uma identidade para o reconhecimento da semente no estado e sensibilizar os agricultores e agricultoras sobre a importância da soberania alimentar, a partir da prática de guardar as sementes crioulas.

Na programação serão debatidos os desafios, avanços e perspectivas das sementes crioulas na convivência com o semiárido, a importância das sementes crioulas e a relação com a soberania alimentar, a experiência da resistência a partir dos bancos de sementes, além de oficinas e rodas de conversa.

O QUE SÃO – Sementes crioulas são aquelas que não passaram por transformações genéticas. Em geral, são de origem nativa encontrada, principalmente, nas comunidades tradicionais, onde a prática de guardar as sementes permite o seu repasse entre as gerações.