Arapiraca (Sucursal)- Os municípios de Girau do Ponciano e Lagoa da Canoa, localizados na Região Agreste, irão receber, nos próximos dias, 3.353 reservatórios para o armazenamento de água.A iniciativa faz parte do plano Brasil Sem Miséria, do governo federal e da ação do programa Água Para Todos, Fundação Banco do Brasil, em parceria com a Articulação do Semi Árido - ASA.Os reservatórios serão construídos com o apoio da AAGRA, COPPABACS e ACESSE nos municípios de Girau do Ponciano e Lagoa da Canoa, que fazem parte das ações da delegacia do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em Alagoas, que tem como gestor Gilberto Coutinho.
No município de Girau do Ponciano está prevista a entrega de 2.307 reservatórios, enquanto em Lagoa da Canoa (Acesse) serão construídos 1.046 reservatórios. O coordenador de Territórios do MDA, Valdivan Raimundo, disse que os trabalhos serão iniciados neste mês de abril, e as entidades parcerias já assinaram contratos com a Fundação Banco do Brasil. Elas irão trabalhar na identificação, cadastramento de beneficiários/as a partir do Cadastro Único do MDS. O público será as famílias com renda per capita abaixo de R$ 70,00 e que não disponham de água encanada.
“Esta ação é muito importante no Território do Agreste, considerando o grave problema existente de escassez de água para consumo humano e atividades agrícolas, sobretudo na área rural”, declarou. O controle social da ação caberá de forma decisiva ao Colegiado Territorial, e técnicos da delegacia do MDA em Alagoas convidará as entidades parceiras a apresentarem seus planos de ação e metodologia para execução do projeto na próxima plenária territorial.
Nesta semana, as entidades parceiras AAGRA, ACESSE E COPPABACS já deverão iniciar o processo de diálogo com os municípios para o início dos trabalhos. “É o PBSM enfrentando a pobreza extrema e implementando políticas públicas que visam promover a melhoria dos indicadores sociais nesse segmento populacional vulnerável, incluindo socialmente e produtivamente as famílias em situação de extrema vulnerabilidade social”, completou.