Agrobiodiversidade
09.01.2017 PE
Araripe pernambucano é sede do I Encontro de Saberes da Caatinga
O evento reunirá parteiras, rezadores/as e raizeiros/as dos estados de Pernambuco, Ceará e Piauí

Voltar


Por Claudia Parente

O evento é uma realização da Rede de Agricultores/as Experimentadores do Araripe

Adeptos de práticas e culturas milenares que ainda persistem do interior do Nordeste vão se reunir na Chapada do Araripe para trocar conhecimentos, no período de 20 a 22 de janeiro de 2017. No Encontro Saberes da Caatinga, cerca de 150 parteiras, rezadores e raizeiros de Pernambuco, Ceará e Piauí pretendem fortalecer essas práticas de nascimento e cura, ligadas à natureza. O evento será realizado na Chácara Paraíso da Serra, no município de Exu, no Sertão do Araripe.

 

“Queremos incentivar o conhecimento da sabedoria ancestral de cura”, explica Antonio Alencar Sampaio, um dos idealizadores e organizadores do encontro, realizado pela Rede de Agricultores Experimentadores do Araripe, com apoio de instituições como a Fundação Oswaldo Cruz e o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio).

Embora o encontro não seja aberto ao público em geral, há cem vagas para o curso de aprendiz de raizeiro para quem deseja prender a manejar e saber mais sobre o uso terapêutico das plantas. Custa R$ 20 e a inscrição pode ser feita pelo endereço [email protected]

Um dos participantes do evento será o médico fitoterapeuta Celerino Carriconde.