Contra a Reforma
17.04.2019 PE
O Araripe se manifesta contra a Reforma da Previdência e em defesa da aposentadoria

Voltar


Por Kátia Rejane (Ong Caatinga) e Mariana Landim (Chapada)

Foto: Kátia Rejane / Caatinga

Na última segunda-feira (15), aconteceu uma Audiência Popular em defesa da aposentadoria no Salão Paroquial São Sebastião, município de Ouricuri (PE). A iniciativa partiu da Articulação Semiárido de Pernambuco (ASA-PE), Frente Brasil Popular do Araripe e Polo Sindical do Araripe/Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (Fetape).

A audiência reuniu cerca de 300 pessoas, entre integrantes de associações rurais, sindicatos de trabalhadores rurais (STRs), conselhos de desenvolvimento rural, organizações não governamentais, movimentos de mulheres e de juventudes do Araripe, entretanto grande parte dos representantes dos poderes executivo e legislativo do estado e municípios da região não compareceu.
No primeiro momento da audiência, o advogado dos STRs de Ouricuri e Bodocó, João Paulo Pedrosa, destacou os principais pontos da Medida Provisória (MP) 871/19 e a PEC 06/19 da Reforma da Previdência. De acordo com Pedrosa, o governo federal segue firme no propósito de retirar todos os direitos conquistados ao longo da história pelos trabalhadores e trabalhadoras que vivem no campo, idosos, mulheres e grupos vulneráveis. 

Para a representante do Fórum de Mulheres do Araripe, Vera Guedes, somente a pressão popular, a articulação no congresso e a organização dos movimentos sociais pode barrar a aprovação da Reforma da Previdência. “Precisamos nos unir, nos fortalecer. As mulheres pobres e negras serão as mais atingidas numa eventual reforma. Além disso, teremos o aumento da miséria e da fome principalmente na região semiárida”, enfatiza. 

Em plenária, os participantes puderam aprofundar as principais questões que envolvem a Medida Provisória e a Reforma da Previdência do Governo Bolsonaro. Além disso, ficou encaminhado que a região do Araripe irá ampliar o debate com outros setores e pressionar os parlamentares que aparecem com posicionamento indefinido no congresso em relação à votação da reforma.
“A participação das organizações foi muito boa. Tínhamos uma expectativa maior da participação de vereadores e vereadores, prefeitos e prefeita do território. Mas os que estiveram presentes se pronunciaram a favor da classe trabalhadora, inclusive se comprometeram em conversar com os deputados que eles apoiaram nas últimas eleições”, afirmou Paulo Pedro de Carvalho, da coordenação do Caatinga. 

O encerramento da audiência ficou marcado pela assinatura de um manifesto pelos participantes. A ideia é que o documento seja entregue aos deputados federais de Pernambuco.