Agroecologia
22.04.2019 PB
Agricultores da Borborema receberam na última terça-feira (16) 30 toneladas de sementes de batata agroecológica.

Voltar


Por Áurea Olímpia Figueiredo Rêgo

Famílias produtoras recebem batata semente para plantio

Cerca de 200 famílias produtoras de batata inglesa agroecológica de nove municípios da região da Borborema, Agreste da Paraíba, receberam na última terça-feira, 16 de abril, 30 toneladas de batata semente para o início do plantio. O ato de entrega aconteceu na Unidade Frigorífica de Esperança-PB e reuniu, além das agricultoras e agricultores beneficiados, representantes do Polo da Borborema, articulação de sindicatos de trabalhadores rurais de 13 municípios da região, representantes de entidades como a AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia, Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária - Empaer, Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, Universidade Federal da Paraíba – UFPB e Banco do Nordeste do Brasil - BNB.

 

Todas estas instituições compõem a Comissão Territorial da Batata Agroecológica da Borborema, formada desde 2011, com o objetivo de promover debates e políticas públicas para a revitalização da cultura da batata em bases agroecológicas na região. A batata havia sido uma cultura de renda no passado, mas devido ao uso intensivo de agrotóxicos e adubos químicos, associado às políticas de crédito da época, culminou no enfraquecimento dos solos e trouxe prejuízos para os agricultores.

 

Para alcançar seus objetivos, a Comissão vem realizando visitas de campo, oficinas, intercâmbios, seminários e pesquisas participativas, além de estimular a comercialização em mercados institucionais (Programa de Aquisição de Alimentos - PAA e Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE) e nas feiras agroecológicas.

 

Variedade Electra

As 30 toneladas de batata-semente são da variedade Electra e estavam armazenadas em quatro contêineres refrigerados desde outubro de 2018. As sementes foram adquiridas e os contêineres alugados com recursos do Governo do Estado da Paraíba por meio da Secretaria de Estado da Defesa Agropecuária e da Pesca – SEDAP. A conquista veio através da mobilização da Comissão Territorial da Batata Agroecológica. As sementes de batatinha beneficiaram agricultores que trabalham em bases agroecológicas dos municípios de Areial, Arara, Esperança, Massaranduba, Montadas, Lagoa Seca, Lagoa de Roça, Remígio e Puxinanã.

 

Nelson Anacleto, liderança do Polo da Borborema e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lagoa Seca, explica que nos últimos anos, as secas sucessivas deterioraram os estoques de batata semente dos agricultores. “Por isso vinhamos em um diálogo com o Governo do Estado buscando um apoio para a renovação dessas sementes”.

 

De acordo com Wagner dos Santos Azevedo, assessor técnico da AS-PTA na região da Borborema, em 2016, um processo de experimentação com uma nova variedade de batata, a Electra, se adaptou bem às condições de solo e clima locais, animando os agricultores: “Muitos já iniciaram a mudança de suas sementes, onde compraram aos próprios agricultores experimentadores. Em 2018, mais 95% da sementes cultivadas eram da variedade Electra”, explica.

 

Em 2018, segundo levantamento da Comissão Territorial da Batata Agroecológica, cerca de 30 famílias produziram mais 25 toneladas de batatinha no Agreste da Borborema. Deste montante, oito toneladas foram armazenadas como sementes.

 

Benélio Francisco de Araújo, Gerente Executivo de Abastecimento e Pesca da Sedap, explica que os recursos investidos na compra das 30 toneladas de batata semente vieram do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza no Estado da Paraíba –Funcep/PB e que a ideia do Governo é, com base nessa articulação formada na Borborema, estimular a produção dessa e de outras culturas importantes para a agricultura familiar na região em outras partes do estado: “A ideia é a partir dessa experiência, criar um polo produtivo dessa cultura e de outras para irradiar para outras regiões”, disse.