Agrobiodiversidade
15.05.2019 PB
Paraíba organiza a 8ª Festa Estadual das Sementes da Paixão

Voltar


Um dos momentos preparatórios do evento que reúne guadiões e guardiãs de sementes da Paixão | Foto: Arquivo Patac

A Rede de Sementes da Articulação do Semiárido Paraibano (ASA Paraíba) está em pleno processo de preparação da 8ª Festa Estadual das Sementes da Paixão, que acontecerá de 5 a 7 de junho, em Soledade, na região do Cariri paraibano. Os agricultores familiares deste território estão articulados em sindicatos e associações que formam o Coletivo Regional das Organizações da Agricultura Familiar. O Coletivo, por sua vez, tem assessoria da ONG Patac.

A 8ª Festa Estadual das Sementes da Paixão será um momento de reflexão   sobre os grandes desafios para conservar as sementes crioulas diante dos repetidos períodos de estiagem e do perigo de contaminação por agrotóxicos e transgênicos. Outro tema são as estratégias de resistências que vem sendo adotadas para a conservação das sementes crioulas no Semiárido paraibano, chamadas de Sementes da Paixão. E por falar em resistência, uma delas é a construção de uma Política Estadual das Sementes da Paixão que também será debatida no evento.

A Festa terá uma grande Feira da Agricultura Familiar aberta ao público durante os três dias. No segundo dia (06), acontecerão os momentos de reflexão e formação para as mais de 200 pessoas convidadas e, no último dia (07), um grande ato público com uma caminhada pelas ruas de Soledade.

Preparação - O processo de formação e preparação da festa se dá de forma mais concentrada no território que vai acolher o evento. Mas também vários momentos de mobilização estadual já aconteceram nas últimas semanas. No último dia 30 de abril, aconteceu em Soledade, uma reunião com toda a Rede de Sementes da Paraíba para que fossem definidas as comissões de organização da festa (Metodologia, Infraestrutura, Mística, Comunicação e Finanças). Na ocasião, também foram definidas a identidade visual e o tema da feira ‘Comunidades guardiães: Protegendo a Biodiversidade e Garantindo Alimentação Saudável’.

Já no dia 7 de maio, a Rede de Sementes teve um importante momento, junto aos representantes do Governo do Estado, das Secretarias de Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca e da Secretaria da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido, para discutir as pautas para a construção de uma Política Estadual das Sementes da Paixão.

E amanhã (16), o Coletivo e Patac realizarão também em Soledade, na casa de eventos Celebrar, mais um dia de formação, desta vez para lideranças agricultoras do território de atuação do Coletivo.