Cultura
30.05.2019
ASA apresenta experiência em seminário sobre os sertões em São Paulo

Voltar


Verônica (à direita) representando a ASA no evento do Itaú Cultural | Foto: Denise Castro

A Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) participou do Seminário: Sertões Contemporâneos; identidades, representações e desenvolvimento, promovido pelo Itaú Cultural. O evento acontece entre os dias 23 de maio e 02 de junho, em São Paulo, contando com mesas de discussão, oficinas e apresentações.

Representando a ASA, a jornalista da Assessoria de Comunicação da ASA, Verônica Violeta Pragana, integrou a mesa Revisão das Políticas Culturais e de Desenvolvimento para os Sertões, na terça-feira passada (28), e sua apresentação focou no Semiárido, no paradigma da convivência com a região, na ação da ASA, na transformação social do território e nos desafios trazidos com o esfacelamento das políticas públicas direcionadas para a região, como as políticas voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar.

A mesa foi realizada para lançar a edição 25 da Revista do Observatório - Sertões: imaginários, memórias e políticas que reúne vários artigos sobre este território, sendo um dele sobre a experiência da ASA intitulado "Agroecologia e convivência com o Semiárido: quebrando paradigmas, transformando vidas". O artigo é assinado pela coordenadora da comunicação da ASA, a jornalista Fernanda Cruz.

A Revista do Observatório traz um repertório contemporâneo dos sertões brasileiros, tentando abordar quais e como se entendem as representações, identidades; refletindo as artes do sertão, as memórias, resistências e trazendo reflexões sobre a política cultural e modelos sustentáveis desta política.