Vaticano
01.06.2019
ASA leva ao Vaticano o risco da descontinuidade de políticas de convivência com o semiárido

Voltar


Por Fernanda Cruz


No último dia de agenda em Roma (31), a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) visitou o departamento da Cúria Romana destinado ao Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, comandado pelo Cardeal Peter Tukson.

Durante a audiência com a Vossa Eminência, além de apresentar o semiárido brasileiro e todas as conquistas dos últimos anos, a coordenadora executiva da ASA, Valquíria Lima, também denunciou os graves cortes nas políticas destinadas à região e que vinham fortalecendo a convivência com o semiárido, principal bandeira de luta da sociedade civil. “Estamos falando de uma região que saiu de 1 milhão de mortos para 1 milhão de famílias com acesso à água. Passamos agora por 7 anos de uma severa seca sem que qualquer pessoa tivesse morrido em decorrência de fome ou sede”.

O Cardeal disse compreender bem a situação e lembrou do Laudato Si, carta encíclica sobre justiça socioambiental e as mudanças climáticas, na qual o Papa Francisco convoca o 1,2 bilhão de católicos do mundo a cuidar de nossa casa comum: “viver a vocação de guardiões da obra de Deus é… parte essencial duma existência virtuosa”. Para Tukson, a melhor maneira de fazer isso é a partir do nosso local, a exemplo do que tem feito a ASA no semiárido.

Para Valquíria Lima esse diálogo é muito importante, “pois aproxima o Semiárido de outras realidades que já estão na agenda do Vaticano, a exemplo da Amazônia, que será pauta do Sínodo, em outubro deste ano, e que tratará de questões comuns como a exploração do agro e hidronegócio em detrimento dos povos e da biodiversidade”.