ASA
24.09.2019 PE
ASA Pernambuco realiza plenária ampliada com movimentos sociais do campo

Voltar


Foto: Plenária da ASA Pernambuco. | Foto: Emanuela Castro
Nesta terça-feira (24), integrantes da ASA-PE e movimentos sociais estarão reunidos na Plenária Ampliada para dialogar sobre o contexto político e construir um processo de convergência em defesa de direitos dos povos do campo. O evento acontece no Stella Maris, em Triunfo, e conta com a presença do movimento feminista, de juventudes, de trabalhadores/as do campo, povos indígenas, quilombolas e organizações ligadas à Igreja Católica. Na ocasião também será celebrado o aniversário dos 20 anos da ASA.
 
A expectativa dos organizadores é de compartilhar o contexto em que cada movimento está passando nesse momento. “O objetivo é de estreitar os laços, os entendimentos e leitura do contexto que estamos vivendo hoje no Brasil, especialmente no estado de Pernambuco.  Mas também, de pensar em estratégias de ação conjunta para superarmos juntos esse momento que a gente está vivendo de desconstrução de direitos, de violência no campo, de perseguição das organizações e criminalização dos movimentos sociais”, disse Alexandre Pires, coordenador da Articulação do Semiárido Brasileiro e do Centro Sabiá.
 
Para Graciete Santos, coordenadora estadual da ASA-PE e da Casa da Mulher do Nordeste, essa tem sido uma estratégia da ASA. “Essa aproximação com os movimentos sociais é uma oportunidade de aprendizado, com sua diversidade e pluralidade, podemos incorporar outros elementos na defesa dos direitos, a exemplo do feminismo, que é fundamental para a convivência com o Semiárido”, completou.
 
Além das 25 representações convidadas, participam as 34 organizações integrantes da ASA-PE. E para marcar os 20 anos da Articulação, o dia será encerrado com um jantar agroecológico e uma noite cultural, com voz e violão de Neudo Oliveira.