Questão global
07.11.2019
ASA contribui com debates na Conferência Brasileira de Mudança do Clima

Voltar


Card de divulgação da mesa sobre agricultura sustentável

Representantes da ASA participam da Conferência Brasileira de Mudança do Clima, que começou ontem (6) e vai até amanhã (8), no Recife. A Conferência é uma resposta de diversos setores da sociedade comprometidos em fazer o Brasil alcançar as metas que assumiu frente ao Acordo de Paris. Este Acordo visa fortalecer a resposta global à ameaça da mudança do clima e reforçar a capacidade dos países para lidar com os impactos decorrentes dessas mudanças.

Articulada por organizações não-governamentais, movimentos sociais, governos estaduais e municipais, academia, comunidade científica e empresas, a Conferência tem como objetivo formular propostas de atividades econômicas e políticas públicas que priorizem as agendas de clima, floresta e desenvolvimento sustentável.

Na programação da Conferência, estão previstos mais de 50 painéis, três dos quais terão a participação de representantes de organizações que fazem parte da ASA, assim como coordenadores executivos da articulação.

A roda de conversa Semiárido e Amazônia

Amanhã de manhã, das 9h às 10h10, haverá a roda de conversa "Semiárido e Amazônia - impactos do clima para o acesso a água e práticas comunitárias", com participação de Marcírio de Lemos, da coordenação executiva nacional da ASA e do Centro Terra Viva (RN), e de Caetano Scannavino, do Projeto Saúde e Alegria. A coordenação da roda é de Telma Rocha da Fundação Avina. Local: Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco.

Das 10h10 às 12h10, acontecerá a mesa "Agricultura Sustentável: uma transição justa com trabalho decente para um modelo de desenvolvimento sob a ótica dos movimentos do campo", com participação de Alexandre Pires, pela ASA-PE, e de representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Contag, Fetape, Dieese e MST. Local: Arcádia do Paço Alfândega.

E pela tarde, das 15h10 às 18h, é a vez da roda de diálogo "Agrofloresta para produzir alimentos e esfriar o planeta", com representantes das organizações da ASA Pernambuco e Ceará - Agroflor, Centro Sabiá, Cetra - e o Coopera Floresta. Local: Centro de Artesanato de Pernambuco.

Arte de divulgação da roda de diálogo sobre agroflorestas

A programação da Conferência também previa lançamentos de publicações, estudos e planejamentos públicos relacionados à agenda do clima, como o Inventário de Emissões de Pernambuco, Plano de Adaptação da Cidade do Recife e a nova versão do MapBiomas. Assim como estão previstas uma caminhada pelo clima, Assembleia dos Povos Indígenas e reuniões oficiais do Consórcio Nordeste e da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Amiente (Abema).