20 anos da ASA
14.11.2019
Asa celebra 20 anos e festeja com agricultores, agricultoras e parceiros durante CBA

Voltar


Por Compunicação Irpaa

Foto: Comunicação Irpaa
A Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) neste mês de novembro completa 20 anos de atuação. Sua história de luta em favor, essencialmente, das comunidades rurais do Semiárido, vem sendo celebrada de diversas formas, embora o momento seja também de reflexão acerca de uma série de direitos conquistados ao longo dessas duas décadas e que vem sendo retirados da população desta região do Brasil.
 
Durante o Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), realizado em Sergipe entre os dias 04 e 07 de novembro, dezenas de pessoas se reuniram na Tenda Parafuso no último dia do evento para celebrar o aniversário da instituição, que atua nos diversos estados da região semiárida. As inscrições de falas extrapolavam o tempo disponível, eram agricultoras e agricultores querendo deixar sua mensagem de ânimo, gratidão e disposição para continuar a construir diariamente a Convivência com o Semiárido.

“A gente deixou de carregar água na cabeça (…), hoje nós somos outras lá em nosso Semiárido”, registrou a agricultora Antônia Vieira, que integra o Movimento de Pequenos Agricultores (MPA) no Piauí e já se beneficiou com projetos e programas da Asa. Outro relato veio do Alto Sertão alagoano com o depoimento do agricultor Manoel Benedito Gomes que mencionou a importância de ter se aproximado da discussão acerca da valorização das sementes crioulas, uma prática que tem ajudado no fortalecimento na agricultura familiar.

Apresentações artísticas também deram ainda mais leveza ao momento celebrativo, adotando gêneros como teatro, música, poesia, cordel por meio do protagonismo de agricultores e agricultoras presentes, especialmente jovens. Para Alexandre Pires, da coordenação nacional da Asa, celebrar esses 20 anos da Articulação em um evento nacional foi “uma grande oportunidade, porque a gente sabe que a construção da Asa não é uma construção de algumas pessoas ou organizações apenas, mas é uma construção de muitas mãos, a partir de muitos agricultores, organizações e movimentos sociais e dos setores públicos que ajudaram a gente a construir esses 20 anos”.

“Estamos muito alimentados da esperança dos agricultores, da força, do conhecimento que esses agricultores têm”, conclui Alexandre, reconhecendo o protagonismo das famílias que são beneficiárias dos projetos da Asa e dão sentido às ações da instituição no chão das comunidades e levam com muito entusiasmo a defesa da Articulação.

Celebrações - As atividades celebrativas seguem nesse mês de novembro nos estados e municípios, inclusive com realização de sessões nas Casas Legislativas. Na Bahia, a Assembleia Legislativa do estado irá realizar sessão especial no próximo dia 25 para celebrar os 20 anos da instituição. Cerca de 300 pessoas são esperadas a partir de proposta das deputadas Neusa Cadore e Fátima Nunes, ambas do Partido dos Trabalhadores. No Piauí também aconteceu nesta semana uma sessão solene na Assembleia para celebrar a trajetória da Articulação. Em Pernambuco, durante o Semiárido Show, também será realizado ato celebrativo em homenagem aos 20 anos da Asa.