Novo Coronavírus
24.03.2020
Propostas para o enfrentamento da pandemia de Covid-19

Voltar


Imagem: Reprodução
A Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) publicou uma nota intitulada "Coronavírus: solidariedade e políticas públicas". A carta é um conjunto de propostas dos movimentos e organizações que integram a Articulação para a mitigação dos efeitos da pandemia atual.
 
"Atravessamos em todo o mundo dias muito difíceis com o avanço da pandemia da Covid 19. Todos corremos riscos, principalmente as pessoas com nível de imunidade reduzida, como as mais velhas e as portadoras de enfermidades crônicas. Esses riscos são particularmente importantes para os mais pobres, aqueles que têm menos condições para seguir as orientações de autocuidado. A atual crise sanitária exige ações rápidas e coordenadas para reduzir o ritmo de contágio pelo coronavírus. Essas ações devem envolver governos e organizações da sociedade civil.
 
(...) Movimentos sociais e organizações do campo, das águas, das florestas e das cidades que integram a ANA vêm apresentando proposições de medidas concretas voltadas a mitigar os efeitos sociais e econômicos da pandemia do coronavírus. Com base nesses documentos, em propostas que estão circulando amplamente no debate público e na agenda programática da ANA, apresentamos, abaixo, um conjunto de medidas emergenciais a serem tomadas no curto prazo."