Segurança Alimentar
27.02.2023 PB
Organizações comemoram a volta do CONSEA com 'banquetaço' em Campina Grande (PB)

Voltar


Por Rede de Comunicadores(as) ASA-PB

O Consea foi o responsável pela criação as iniciativas de compras institucionais, como o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA

Um conjunto de organizações que atuam na promoção do direito humano à alimentação realiza nesta segunda-feira (27), um "Banquetaço" na Praça da Bandeira, centro de Campina Grande (PB), das 10h às 12h. A atividade é uma mobilização social que visa marcar a volta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – CONSEA, que será formalizado na terça-feira (28), e chamar a atenção da sociedade para a problemática da fome.

Durante a manifestação, que acontece simultaneamente em diversos estados do país, serão servidos alimentos doados pelas famílias camponesas de base agroecológica e entidades organizadoras, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o CONSEA, importante estrutura institucional de participação social que atua na criação, implementação e monitoramento das políticas públicas de soberania e segurança alimentar e nutricional.

A programação terá início com ato público e apresentação da cantora Savanna Aires. Ao meio dia, quem estiver no local poderá se servir dos alimentos agroecológicos oferecidos no banquete.

Em Campina Grande, o evento é promovido pelo CONSEA PB, Fórum Paraibano de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional – FPBSSAN, organizações que integram a Articulação do Semiárido Paraibano – ASA Paraíba e Universidade Estadual da Paraíba.

O BANQUETAÇO é uma ferramenta de ação política no formato de banquetes públicos, intervenções artísticas e promoção de debates sobre a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional para todas as pessoas e o papel fundamental do CONSEA no contexto alimentar do Brasil.

O CONSEA é formado por representantes da sociedade civil e do governo, um órgão criado em 1993 que presta consultoria direta ao presidente da República com relação a diversos temas relacionados à saúde e alimentação, atuando em temas como o combate à fome, alimentação saudável, merenda escolar, agricultura familiar, presença de agrotóxicos ou de componentes geneticamente modificados em alimentos estão entre os assuntos.

Ao longo de sua atuação, o Consea foi o responsável pela criação de políticas de acesso a água para o consumo humano e para a produção de alimentos (Programa Um Milhão de Cisternas – P1MC, Programa Uma Terra e Duas Águas – P1+2 e Programa Cisternas nas Escolas), bem como as iniciativas de compras institucionais, como o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA e o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, que vincula a compra de 30% dos recursos repassados pelo Governo Federal à compra da Agricultura Familiar, a Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, o Plano Safra da Agricultura Familiar e a Rotulagem dos transgênicos entre outros.