Saneamento Rural
15.05.2023
ASA e parceiros realizam evento científico sobre saneamento rural com tecnologias de reúso de água na Paraíba
O evento que acontecerá nesta terça (16) e quarta (17), em Campina Grande, reunirá agricultores e pesquisadores em conferências, rodas de diálogo e visitas técnicas

Voltar


O evento tem como objetivo lançar luz sobre cases e pesquisas ligadas ao saneamento rural com tecnologias sociais de reutilização da água que garantam segurança sanitária

Agricultores e pesquisadores do Nordeste estarão juntos nesta terça (16) e quarta (17), em Campina Grande (PB), para debater e compartilhar experiências e os mais recentes estudos sobre o tratamento e a reutilização da água na produção de alimentos saudáveis. O Seminário Técnico Científico da ASA sobre Saneamento Rural com Tecnologias Sociais de Reúso de Água é uma realização da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) com a Fundação WTT, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.

O evento tem como objetivo lançar luz sobre cases e pesquisas ligadas ao saneamento rural com tecnologias sociais de reutilização da água que garantam segurança sanitária. A perspectiva é de que essas experiências venham a contribuir com a construção de uma política pública da ASA Brasil para levar mais vida e saúde aos estados nordestinos e a Minas Gerais, ao mesmo tempo fomentar a implantação de áreas irrigadas para o plantio.

A programação terá como ponto de partida a exposição de quatro projetos bem sucedidos desenvolvidos na Bahia, pelo Irpaa e pela Univasf; em Pernambuco, pelas organizações Centro Sabiá e Caatinga, com o apoio da UFRPE, e pela Diaconia com a UFPE; e no Rio Grande do Norte, a partir de uma parceria entre o Seapac e a UFRN.

Após a roda de diálogo, que irá discutir cada uma das iniciativas, a Fiocruz apresentará conferência, seguida de debate, sobre possíveis riscos de doenças transmitidas pelas águas residuárias e parâmetros que garantam o manejo sanitário seguro das tecnologias sociais.

No segundo dia do Seminário Técnico Científico da ASA sobre Saneamento Rural com Tecnologias Sociais de Reuso de Água, os participantes vão conhecer de perto os sistemas Bio água familiar adaptado e o de Tanque Séptico e Filtro de Areia, duas experiências de reúso agrícola no Quilombo Santa Rosa, localizado em Boa Vista (PB). Essas iniciativas são parte da pesquisa participativa que envolve a Fundação WTT, o Instituto do Semiárido (Insa), UFRPE, Patac e os quilombolas.

Ainda no local, após a visita às experiências, será realizada uma roda de diálogo com a presença das famílias agricultoras visitadas e representantes das instituições parceiras da pesquisa para o esclarecimento de eventuais dúvidas e informações complementares.

 

Confira a programação completa:

 

16/05 - TERÇA-FEIRA

14h - Abertura

14h10 - Roda de diálogos de pesquisas de Saneamento Rural com Tecnologias Sociais de tratamento uso da água residuária:

     - Apresentação da pesquisa desenvolvida pelo IRPAA e UNIVASF na Bahia
     - Apresentação da pesquisa desenvolvida pelo CAATINGA/SABIÁ/UFRPE em Pernambuco
     - Apresentação da pesquisa desenvolvida pela UFRN e SEAPAC no Rio Grande do Norte
     - Apresentação das pesquisas desenvolvidas pela DIACONIA e UFPE/Rômulo em Pernambuco

16h - Intervalo

16h10 - Apresentação de possíveis riscos de doenças transmitidas pelas águas residuárias e parâmetros que garantam manejo sanitário seguro

17h - Momento de esclarecimentos, complementações e perguntas

18h10 - Encerramento

 

17/05 - QUARTA-FEIRA

7h10 - Visita de intercâmbio no Quilombo Santa Rosa, em Boa Vista (PB)

12h - Intervalo

14h - Roda de Diálogo sobre avanços, limites, caminhos e perspectivas para implementar uma política públicas de Saneamento Rural com segurança sanitária

15h - Debate em plenária

Construção de propostas de tecnologias sociais capazes de promover segurança sanitária no manejo seguro dos componentes do sistema e produção de alimentos agroecológicos.