COMBATE À FOME
09.03.2024
Lançamento da Missão Josué de Castro para alimentar 5 milhões de pessoas
A ASA, um dos movimentos populares envolvidos na iniciativa, vai colaborar, entre outras coisas, com a construção de infraestrutura produtiva, de processamento e integração logística

Voltar


Por Equipe de comunicação da Missão Josué de Castro

Iniciativa vai fomentar sistemas alimentares de base familiar, camponesa, agroecológica, solidária

Diante da complexidade dos sistemas alimentares no país e no mundo, e do poder das megacorporações, os movimentos populares brasileiros, mais uma vez, assumem o papel de protagonistas no combate à fome. O propósito da missão, que leva o nome de Josué de Castro, é alimentar 5 milhões de pessoas a partir de sistemas alimentares de base familiar, camponesa, agroecológica, solidária e com o estabelecimento de circuitos curtos de abastecimento.

O lançamento ocorrerá durante o 3º Seminário da Missão Josué de Castro, na Ala Nilo Coelho, no Plenário 2 da sala de Comissões do Senado Federal. O ato terá a participação de Ana Maria de Castro, filha do cientista que nomeia a Missão. O ministro Márcio Macêdo, a frente da Secretaria Geral da Presidência da República, o deputado federal Guilherme Boulos (Psol São Paulo) e a presidenta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), Elisabetta Recine, também são nomes confirmados para o ato de lançamento. 

Quais ações estruturam a missão? Segundo os movimentos populares que se somam à tarefa, a articulação de uma ampla rede popular de abastecimento e acesso alimentar; a construção de infraestrutura produtiva, de processamento e integração logística; a transição energética; capacitação e inovação social e tecnológica; a elaboração e efetivação de uma estratégia de comunicação, cultura e arte; e a eficiência na gestão e governança.

Quem foi Josué de Castro? Nascido no Recife, cidade do nordeste brasileiro, ainda nos primeiros anos de vida, Josué de Castro teve contato com o objeto de seus trabalhos de cientista e de escritor – problema da fome. O cientista comprovou que a fome é resultado da condução econômica, das decisões políticas e da dominação de classe. Ele escolheu o método geográfico para analisar a realidade da fome no país. 

Quem constrói a Missão Josué de Castro? Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia, Central dos Movimentos Populares (CMP), De Olho nos Ruralistas, Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Federação Única dos Petroleiros e Petroleiras, Instituto Ibirapitanga, Instituto Clima e Sociedade (iCS), Joio e o Trigo, Movimento dos Atingidos e Atingidas por Barragens, Mídia Ninja, Movimento dos Pequenos Agricultores e Agricultoras, Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem-Teto, Pastorais Sociais, Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol).

Acompanhe o lançamento ao vivo: