Por Hana Raquel Leal - ASCOM FPCSA
Nos dias 29 e 30 de agosto, acontece em Piracuruca-PI, cidade localizada a 200 km de Teresina, norte do estado, o II Encontro Estadual do Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido (FPCSA). O encontro reunirá organizações sociais que atuam no semiárido piauiense, além de agricultores e agricultoras cujas realidades foram transformadas pelas políticas públicas voltadas para a convivência com o Semiárido.
O evento estadual antecederá o Encontro Nacional da Articulação Semiárido Brasileiro (EnconASA), um momento crucial para as comunidades e organizações da região semiárida do Brasil. Em 2024, o X EnconASA será realizado em novembro às margens do Rio São Francisco na divisa de Alagoas com Sergipe, com o tema “Semiárido Vivo: por justiça socioambiental e democracia participativa”.
O mote do X EnconASA guiará o Encontro Estadual do FPCSA, a partir de debates sobre a gestão dos recursos hídricos, os impactos ambientais e o desenvolvimento sustentável da região. Também incentivará diálogos sobre o trabalho da ASA, realizado por meio de uma rede de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) no estado do Piauí. Durante o encontro, será utilizada a simbologia do Rio da Vida para rememorar a trajetória do FPCSA no estado.
A programação do encontro inclui ainda uma feira de produtos agroecológicos provenientes da agricultura familiar, artesanato e painéis preparatórios para a oficina de comercialização que acontecerá no Encontro Nacional. Durante o evento estadual, será escolhida a delegação do Piauí que representará o estado no X EnconASA.
Outro objetivo do encontro é promover o diálogo e a troca de experiências entre os diversos atores envolvidos — desde agricultores e agricultoras até representantes de ONGs, movimentos sociais e acadêmicos. Essa troca visa gerar soluções inovadoras para os problemas da região, fomentando práticas sustentáveis que respeitem as especificidades ambientais e culturais do Semiárido.
“A expectativa é que o evento reforce o nosso compromisso com os agricultores e agricultoras do nosso estado, promovendo iniciativas e o protagonismo das famílias, apoiando e incentivando a luta pela garantia de direitos, para que se fortaleça o Rio da Vida nas organizações do FPCSA”, destaca Joãozinho Oliveira, assessor da P1MC no Piauí.
Antônia do Carmo dos Santos, 37 anos, agricultora do Assentamento Mundoca Teles, no município de Pio IX, conta estar muito feliz em participar desse momento. Ela espera aprender, crescer e levar os conhecimentos adquiridos para a sua comunidade.
X ENCONASA
Depois de quase dez anos desde a última edição, o X EnconASA marca os 25 anos da ASA. O evento tem como objetivo fortalecer a articulação de políticas públicas que promovam a convivência sustentável com o Semiárido, como a segurança hídrica, o abastecimento de água e o desenvolvimento de tecnologias para garantir a qualidade de vida das populações locais.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Reconhecimento internacional22.08.2017 | Programa Cisternas ganha prêmio como uma das políticas públicas mais relevantes no combate à desertificação |
Lata d´água na cabeça até quando?15.09.2017 | Premiado pela ONU, Programa Cisternas pode ter corte de 92% no orçamento para 2018 |
Ao olhos do mundo11.09.2017 | Diante de representantes de 300 nações, ASA recebe o "Oscar das políticas públicas" |
Reconhecimento21.07.2017 | Política pública que promove a convivência com o semiárido brasileiro é selecionada para prêmio internacional |
Nenhum Direito a Menos06.09.2016 | Governo Temer ameaça chamar de volta o Brasil para o Mapa da Fome |
ASA21.04.2017 | Carta da ASA para a Greve Geral no dia 28 de abril |