Educação
24.09.2024
Avaliação e planejamento do Cisternas nas Escolas acontece em Pernambuco
Atividade em Camaragibe reúne técnicos/as e lideranças para discutir avanços e desafios das cisternas no Semiárido

Voltar


Por Por Rodolfo Rodrigo - ASACom

O Cisternas nas Escolas é uma iniciativa que garante água e novas oportunidades no Semiárido. Foto: Arquivo ASACom

Entre os dias 24 e 26 de setembro, acontece em Aldeia, Camaragibe (PE), o encontro de avaliação e planejamento do Programa Cisternas nas Escolas. O evento, que reúne lideranças, educadores/as e técnicos/as, é um momento para discutir o impacto e as perspectivas dessas iniciativas que têm transformado a realidade de famílias e escolas no Semiárido, promovendo o acesso à água e a melhoria da qualidade de vida.

A programação começa nesta terça-feira (24) com uma mística de abertura, seguida por uma mesa de boas-vindas. Durante a manhã, os participantes debaterão a educação contextualizada no Semiárido, um tema central para a adaptação do currículo escolar às especificidades da região e para o fortalecimento das comunidades rurais. À tarde, será a vez de discutir a atual execução do Programa Cisternas nas Escolas, abordando os desafios, oportunidades e avanços conquistados até o momento.

Na quarta (25), haverá uma mesa online com a professora Socorro Silva, do Ministério da Educação, que trará contribuições para o debate sobre a educação no Semiárido frente às políticas nacionais. Em seguida, os participantes discutirão as oportunidades e estratégias de fortalecimento do programa nas escolas e será feito um diagnóstico territorial a partir das considerações.

O encontro será finalizado na quinta-feira (26), com a apresentação do planejamento do Termo Aditivo do Programa Cisternas nas Escolas junto ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e uma análise detalhada dos orçamentos e metas futuras.