Outros
17.11.2009
Ariano Suassuna apoia PEC Alimentação

Voltar


Por Marcelo Torres - Ascom Consea

Advogado, professor, dramaturgo, ensaísta, poeta, romancista e imortal da Academia Brasileira de Letras, Ariano Suassuna é o mais novo apoio à Campanha "Alimentação, direito de todos", cujo objetivo é incluir a alimentação no campo dos direitos garantidos pela Constituição Federal.

Entre artistas, personalidades e intelectuais, a campanha já havia recebido o apoio do cineasta José Padilha, diretor dos filmes "Tropa de Elite" e "Garapa" (este último sobre a fome); dos atores Leonardo Vieira, Gilberto Miranda e Eduardo Tornaghi e das atrizes Camila Pitanga, Maria Zilda, Bete Mendes e Dira Paes, entre outras.

Pela Internet ou em modelos impressos, a campanha recebeu mais de 50 mil apoios, em apenas quatro meses. Na semana passada, a Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que inclui a alimentação entre os direitos estabelecidos na Constituição (onde já figuram educação, saúde, segurança, previdência e moradia).  

Ariano é um dos intelectuais mais respeitados do país. Ele nasceu em João Pessoa (PB), em 1927, e desde 1942 mora em Recife (PE). Tem diversas obras publicadas, entre peças, ensaios e romances. Uma de suas obras mais conhecidas é "O Auto da Compadecida", que foi adaptada para a televisão e o cinema.

O escritor escreveu Uma mulher vestida de sol, O arco desabado, O santo e a porca, O casamento suspeitoso, Os homens de barro, Torturas de um coração, O pasto incendiado e Sonetos com mote alheio, entre tantos ensaios, peças, poemas e romances.