ASA
28.08.2015 MA
ASA Maranhão realiza encontro estadual

Voltar


Por Tiago Jansen Magalhães, Assessor Pedagógico

Encontro Estadual da ASA Maranhão debateu conjuntura política do país e do estado

A ASA Maranhão se reuniu no começo do mês (10 e 11), na cidade de São Luís (MA) para realização do seu Encontro Estadual. O encontro foi um momento de debates, formação e socialização das questões enfrentadas no Semiárido maranhense.

Já no primeiro dia de encontro, o professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) de Chapadinha, Telmo José Mendes, conversou com os presentes sobre os desafios do combate à desertificação e convivência com o Semiárido. O Maranhão possui um Plano Estadual de Combate à Desertificação, que contém ações onde o estado, a sociedade civil e a iniciativa privada necessitam realizar para combater os avanços e impactos que esta adversidade traz para a população. Entendendo a necessidade da discussão e da realização de ações concretas, a ASA Maranhão ficou em contribuir com as comissões de combate à desertificação na consolidação e execução de uma Política Estadual de Combate à Desertificação.

Também aconteceu um debate sobre o Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) no estado do Maranhão e os desafios colocados para que a garantia do acesso à água de beber chegue às famílias da região semiárida no estado.

O convidado Miércio Roberth, secretário executivo do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, debateu a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e fez um resgate histórico das lutas para que hoje a população pudesse garantir seus direitos, como a criação da Lei Nacional e Estadual (Lei Nº11.346/06 e Lei Nº 8541/06 respectivamente), transformando a pauta em política de estado. Serão liberados pelo Governo do Estado do Maranhão kits para os municípios estruturarem agroindústrias comunitárias, com a finalidade de que as comunidades beneficiem e comercializem seus produtos. Ficou posto o desafio à ASA Maranhão de contribuir com a construção dos conselhos em todas e tocar o debate acerca da Segurança Alimentar e Nutricional nos espaços que esteja presente.

Neste mês de agosto está sendo realizada a Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, e os 14 municípios presentes no Seminário Estadual se comprometeram, junto ao representante da CONAE, em realizar no município de Codó, com data ainda a definir com a coordenação da ASA, o Pós-CONAE Estadual, onde será um espaço de avaliação e acompanhamento dos encaminhamentos que serão tirados na Conferência Estadual. ASA-MA articulou vários municípios pra fazer suas conferencia, destas articulações obteve êxitos.

O segundo dia do encontro iniciou-se com uma análise de conjuntura política do país e do estado do Maranhão, com a participação do professor Ed. Wilson, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que trouxe importantes elementos que ajudaram a todos e todas a compreender a situação política e econômica atual. E Fernando Resende, da Secretaria de Estado da Fazenda, abordou a Política de Controle Social, que é uma importante ação dos órgãos de controle na inserção da sociedade civil nos espaços de fiscalização da aplicação e uso do recurso público.

As entidades presentes aproveitaram o espaço e socializaram informes de interesse público, dentre eles, o Levante Popular da Juventude e a União Nacional dos Estudantes (UNE), estarão realizando por todo o país neste mês de agosto a Jornada de Lutas em Defesa da Educação, denunciando os cortes do orçamento na educação e colocando a necessidade de somar-se e construir a jornada em cada município.

Ficou colocado a necessidade da ASA Maranhão participar do Fórum de Economia Solidária e da reativação do Grupo de Trabalho da Juventude – GT de Juventude da ASA-MA, com a finalidade de mobilizar a juventude do Semiárido maranhense. De forma geral, todos e todas avaliaram positivamente o evento.